Com dimensões continentais, o Brasil esconde cachoeiras paradisíacas ao longo dos 27 estados de seu território.
Redação | 30 de Setembro de 2019 às 12:00
Com dimensões continentais, o Brasil esconde cachoeiras paradisíacas ao longo dos 27 estados de seu território. Há desde opções para os aventureiros até trilhas para iniciantes.
Confira também: 7 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas
Do Oiapoque ao Chuí, as quedas d’água são cercadas por belezas naturais exuberantes. Por isso, separamos 15 cachoeiras que você precisa conhecer no Brasil.
Localizada em Visconde de Mauá, na fronteira do Rio com Minas Gerais, a Cachoeira do Escorrega é a mais famosa da região. Os visitantes podem deslizar em uma espécie de toboágua natural.
Segunda mais alta do Brasil, a Cachoeira da Fumaça está situada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, e é a mais procurada por turistas. No entanto, é bom estar preparado! A trilha para a cachoeira tem 20 km e dura três dias. Mas também há opção para os menos aventureiros: 6 km de percurso total, com uma parte podendo ser feita de carro e outra a pé.
Também na Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão impressiona por seus grandes cânions avermelhados.
A Serra da Canastra abriga a Casca D'Anta, belíssima queda d'água em Minas Gerais. A cachoeira cai por um fotogênico paredão de pedra. Imperdível!
Localizado no Parque Nacional da Chapada das Mesas, a cachoeira São Romão forma uma piscina natural ideal para se refrescar e, de quebra, contemplar a beleza local.
Em meio ao Parque Estadual da Serra do Intendente, fica a estonteante Cachoeira do Tabuleiro. O caminho até à cachoeira dura cerca de duas horas. O ingresso para este paraíso custa R$ 10.
Localizada no Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Cachoeira Santo Isidro é ideal para o banho, porque seu fundo é de areia. Sua queda d'água tem, aproximadamente, 50 metros de altura. A trilha tem apenas 1,5 km, o que dá de 15 a 20 minutos de caminhada até o topo.
Na Chapada dos Veadeiros fica umas das mais famosas quedas d'água do país: a Cachoeira do Segredo. A trilha para o requisitado destino é de quase 10 km e a altura da queda d'água é superior a 110 metros.
Um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil, as Cataratas do Iguaçu têm quedas que podem chegar a impressionantes 80 metros de altura. Além disso, são mais de 260 quedas ao longo dos 2.700 metros de extensão da atração.
O curioso nome desta cachoeira faz alusão ao enorme número de visitantes ao local. Apenas 8 km separam o início do Parque Nacional da Serra do Cipó — local que abriga a atração — da cachoeira.
Do tamanho de um prédio de 60 andares, o salto São Francisco está numa região de fronteira entre três municípios do estado do Paraná. A trilha é de aproximadamente três horas.
A cerca de 70 km do município sul-mato-grossense, em Bodoquena, a Cachoeira Boca da Onça tem 156 metros de altura. A queda d'água escorre por uma bela encosta verde.
Localizada na Chapada dos Guimarães, a cachoeira Véu de Noiva tem queda d'água de 86 metros que lembra, de fato, o véu de uma noiva — daí o nome.
Com mais de 130 metros de altura, a Cachoeira do Caracol cai na bela Serra Gaúcha e fica entre as cidades de Gramado e Canela.
Com 168 m de queda d’água o Salto do Itiquira, no estado de Goiás, é a de melhor acesso do Brasil: são apenas 15 minutos de caminho totalmente pavimentado para chegar ao destino.
E aí, curtiu as nossas dicas? Então aproveite e confira também os 25 melhores destinos para viajar!
21 dicas indispensáveis para viajar sozinho
9 filmes de viagens que você vai querer conhecer o mundo!
Dicas de viagens para conhecer a história do Brasil
Cataratas do Iguaçu se tornaram a mais nova 7ª atração do planeta
Montenegro: um país que encanta quem o conhece
Faça trilhas e descubra o aventureiro em você