A Dra. Débora Otero, membro da diretoria da ABIH, esclarece as dúvidas iniciais sobre a doença que está alarmando o mundo: o coronavírus.
Estamos recebendo uma enxurrada de informações sobre o coronavírus, que se tornou o principal assunto do momento. Mas, na prática, o que é importante saber sobre o vírus?
A Dra. Débora Otero, médica infectologista e membro da diretoria da Associação dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH), explica no vídeo abaixo o que é o coronavírus e o que é preciso saber sobre a doença.
Ela esclarece que o coronavírus não difere muito de outros já vistos anteriormente, como o influenza A, o influenza H1N1 e o rinovírus. Sendo um vírus respiratório, causa sintomas semelhantes aos da gripe: mal-estar, tosse, febre e espirros.
A recomendação para pessoas com quadros leves (pouca tosse, febre baixa, nariz escorrendo) é ficar em casa com remédios para os sintomas, hidratação e repouso.
Já em casos de ar progressiva, tosse intensa, catarro com pus, febre alta com calafrios e pontas dos dedos e lábios arroxeados é preciso ir a um hospital.
Veja também:
1. Se você faz parte do grupo de risco
2. Como o vírus surgiu e como se dissemina
3. Qual a forma de transmissão
4. Como podemos nos prevenir
5. Qual o tratamento.
Saiba mais sobre o coronavírus assistindo ao vídeo completo da Dra. Debora Otero.
Neste link, conheça nosso glossário da Covid-19 e compreenda expressões e palavras relacionadas à doença.