A atividade física tem importância ímpar para nos mostrar que as dificuldades sempre irão existir e que não devemos reclamar e/ou fugir delas.
Conheço Bruno há alguns anos. Nos encontramos quase que diariamente na academia. Ele treina musculação quatro dias na semana e corre outros três dias. Bruno gosta muito de correr provas de 10km e considera que seu condicionamento é ótimo.
Bruno é muito gente boa, mas seu bom condicionamento (que lhe permite correr 10km abaixo de 40 minutos) lhe deixou um pouco exibido e ele aparenta estar em uma espécie de zona de conforto. Sendo assim, lhe convidei para fazer um treino no meu lugar preferido da cidade. Bruno, mesmo sem saber o percurso, aceitou e disse que seria moleza.
Chegado o dia do treino, expliquei para Bruno como seria o treino e disse que não precisaríamos nos preocupar em correr rápido, seria um treino de resistência. Porém ele estava com excesso de confiança e no início do treino disse que o ritmo estava bem mais lento do que estava acostumado. Continuamos o treino e antes da metade, não suportou e precisou caminhar. Bruno estava exausto, precisou caminhar muitas vezes e ainda assim não aguentou todo o percurso. Ficou chateado e então fomos tomar um caldo de cana e conversar.
Um pouco de dificuldade promove o amadurecimento
Acontece que Bruno, ainda que tenha um ótimo condicionamento físico, se acomodou um pouco e em seus treinos faltava uma palavra essencial para o nosso crescimento: dificuldade.
Seus treinos estavam fáceis para ele e seu organismo estava sendo pouco exigido. Claro que correr 10km abaixo de 40 minutos é algo excelente e que necessita de grande esforço aeróbio e muscular, todavia não era mais algo que o desafiava. Ele precisava de novos desafios. Precisava de dificuldade.
A conversa foi longa. Era preciso que Bruno entendesse que, ainda que ele estivesse muito bem condicionado e que seus resultados eram dignos de respeito, a dificuldade é uma peça fundamental em nossas vidas. Aos poucos fomos avançando no diálogo e fui lhe dando alguns exemplos de treinos que seriam bem difíceis e, portanto, necessários para o seu crescimento.
Algumas semanas depois, Bruno, que havia inserido alguns desafios em seus treinos, me disse que estava feliz e sentia-se uma pessoa mais humilde e confiante; ele reconheceu que sempre teremos dificuldades na vida, mas que se nos dedicarmos, treinarmos e dermos nosso melhor, seremos capazes de superar os obstáculos e evoluir.
A atividade física tem importância ímpar para nos mostrar que as dificuldades sempre irão existir e que não devemos reclamar e/ou fugir delas. Precisamos delas! A dificuldade precisa ser a motivação para seguirmos em frente. Pense em seus treinos, veja onde é possível inserir obstáculos. As dificuldades irão aparecer e quando elas forem superadas, você estará um passo adiante. De passo em passo vamos crescendo e evoluindo.