Veneno para cupim: 6 receitas caseiras que podem ajudar

Saiba como acabar com esse problema em sua casa sem desespero.

Walter Farias | 8 de Janeiro de 2023 às 13:00

- Cunaplus_M.Faba/istock

Só quem já teve que lidar com cupins em casa, sabe como é difícil elimar este problema. Difícil de ser eliminado, o cupim ainda é responsável por causar diversos prejuízos. Muitas vezes, alguém com infestação de cupim em casa, acaba perdendo móveis, tendo prejuízos em telhados, pisos etc. Em casos assim, o veneno para cupim se faz necessário.

Leia também: 10 dicas de como acabar com formiga em casa

No entanto, nem sempre sabemos qual veneno comprar, ou como utilizar. Por isso, resolvemos trazer algumas dicas de receitas que caseiras de veneno de cupim que podem ajudar a eliminar este problema tão chato. 

Receitas caseiras de veneno para cupim

Segundo a empresa química Bdische Anilin & Soda Fabrik (BASF), os cupins são uma praga que faz parte do sistema natural de deterioração de terrenos com vegetação mais seca. No entanto, é possível que eles se mudem para dentro de nossas casas quando seu habitat é perturbado. 

Assim, eles costumam aparecer com mais frequência em estações mais quentes, como o verão, e utilizam esse período de mais calor para reprodução.  Mas como acabar com essa praga? É sempre necessário chamar uma ajuda especializada, porém, há dicas sobre como acabar com o cupim que você pode aplicar em sua casa.

Portanto, podemos estar realizando algumas receitas caseiras de veneno para cupim. Não são receitas complexas ou carregadas de "mistérios", então sem desespero e estresse, é só seguir as dicas abaixo e começar o combate aos cupins. 

1. Vinagre como veneno para cupim 

Imagem: Vadym Sirobaba/istock

 

O vinagre de maçã possui diversos usos e funções para a sua saúde. Não obstante, o vinagre pode ter diferentes utilidades domésticas no seu dia a dia. Seja para limpeza, conservação, temperos etc. É um dos produtos mais versáteis que você pode ter em casa.

Dito isso, você sabia que ele pode ser um aliado no combate de pequenas infestações? Pois é, sendo um produto natural, ele não gera danos aos pets e nem aos móveis, porém, pode ajudar na eliminação de pequenas pragas como o cupim. Para isso, você deve fazer o seguinte:

  1. Misture uma proporção de metade de vinagre e metade água;
  2. Na sequência, pulverize o local desejado e aguarde os resultados acontecerem. 

Simples, não é? Mas temos outras dicas de receitas caseiras para você. Confira!

2. Óleo de cravo

Imagem: Andres Victorero/istock

 

O óleo de cravo é outro produto natural e de fácil acesso que pode ser um aliado. Caso não tenha em casa, é possível encontrá-lo em farmácias de manipulação ou até mesmo lojas de cosméticos e perfumaria. 

Veja também: 13 dicas para manter seu jardim livre de pragas

Como é natural, lembre-se que é pouco provável que ele fará mal para crianças e pets. Além disso, o óleo de cravo possui diversos benefícios no dia a dia. Não obstante, é capaz de combater os cupins. Para isso, basta tomar as seguintes medidas:

  1. Coloque 10 gotas de óleo de cravo em 100ml de água;
  2. Misture a solução e coloque num borrifador;
  3. Na sequência, borrife a mistura no local da infestação e espere os efeitos.

3. Óleo de casca de laranja como veneno para cupim

Você pode encontrar o óleo de casca de laranja facilmente. Todavia, você pode optar por fabricar em casa mesmo. Para isso, basta pegar as raspas da casca e óleo de coco, nos ensina a Rose Leite em vídeo publicado para o seu canal @rosaeleitesaboariaecologica:

O óleo de casca de laranja é considerando um inseticida natural, portanto, é uma ótima pedida para combater pequenas infestações. Além disso, é mais um produto que não fará mal para crianças e pets. Porém, para usá-lo, basta você fazer o seguinte:

  1. Borrife o óleo no local desejado ou no foco da pequena infestação;
  2. Depois, basta esperar o efeito dele.

Mais uma vez, é preciso lembrar que mesmo com a utilização dessas receitas caseiras de veneno para cupim, é fundamental entrar em contato com um profissional especializado. Ok?

4. Aloe Vera como veneno para cupim

Imagem: ValentynVolkov/istock

 

A Aloe vera, que também pode levar o nome de Babosa, é um inseticida natural e muito poderoso. Há mais de 6.000 anos utilizada para fins medicinais, a Aloe vera (Babosa) é um dos remédios naturais mais versáteis que se pode ter em casa.

Além disso, também pode ser usada no combate aos cupins. Diferente das receitas anteriores, a Aloe vera solicita que você a utilize algumas vezes. Ok? Mas sua aplicação é tão rápida e prática quanto as demais. Confira!

  1. Moa a planta e deixe-a descansando em um recipiente com água;
  2. Na sequência, borrife a solução pronta na área da pequena infestação.

5. Sal

Imagem: alenkadr/istock

 

Caso você não tenha percebido ainda, todas as receitas que estão sendo compartilhadas dizem respeito as pequenas infestações. Entretanto, se o seu problema não chega a ser uma pequena infestação, é possível utilizar de sal. 

Ou seja, caso você tenha uma aparição isolada de cupins em alguma peça de madeira ou móvel em sua casa, é só você fazer um cerco com o sal e aguardar. Mas, mesmo assim é bom entrar em contato com um especialista.

6. Use papelão

Imagem: west/istock

 

O papelão, nesta situação, não funciona como um iseticida. Aqui, a ideia é que o papelão seja uma armadilha para atrair a praga. É que, além de se alimentarem de madeira, os cupins podem consumir outros materiais derivados de celulose.

Mais uma vez, lembramos que esta é uma medida para ser tomada em casos de pequenas infestações. Assim, você deverá:

  1. Colocar o papelão próximo ao foco de infestação e aguardar a migração dos cupins;
  2. Depois que estiverem no papelão, você vai levar o papelão para um local seguro e atear fogo nele.

Como evitar cupins

Só que mesmo compartilhando diversas receitas de veneno para cupim, não podemos deixar de ter em mente que a prevenção continua sendo a melhor solução de todas. Portanto, vale trazer também algumas soluções de precauções a serem tomadas em sua casa:

Elimine restos de madeira

Caso você tenha passado por reformas ou obras recentes, é possível que tenham restos de madeira em sua casa. Se for o seu caso, se desfaça imediatamente deles. Restos de madeiras são um convite aos cupins e ratos. 

Pode-se entender como restos de madeira móveis velhos que estão prontos para o descarte. Portanto, descarte tudo, porque uma vez no seu quinta, varanda ou qualquer cômodo, seu problema pode se alastrar de forma desastrosa.

Instale telas de proteção

Vimos acima que no verão e em tempos quentes, os cupins buscam saírem de seus ninhos para se reproduzirem. Logo, ter uma tela protetora pode impedir que eles entrem em sua casa. 

Faça a manutenção de tintas e vernizes

Cuidar da manutenção dos móveis e paredes pode dificultar o trabalho dos cupins. Na verdade, se os móveis e paredes estiverem em ótimo estado com vernizes e tintas sempre presentes, é praticamente impossível que o cupim se estabeleça.

E agora que você já sabe como manter sua casa segura dos cupins, que tal aprender 17 formas de acabar com baratas e nunca mais encontrar esses insetos em sua cozinha ou banheiro? Afinal de contas, estamos no verão, época que elas costumam aparecer com maior frequência.

 

Leia também

Como acabar com o cupim com 5 medidas simples

6 ideias para não desperdiçar a casca de laranja

Saiba tudo sobre o cálcio e seus benefícios

Como escolher e comprar a tinta ideal para sua parede

13 dicas de limpeza sensacionais para manter a casa sempre limpa

21 dicas para se livrar de formigas e baratas na cozinha