Sem queima ou combustão de madeira no processo de fabricação, o tijolo ecológico vira tendência.
O conceito de Eco-friendly está crescendo nos últimos tempos. Portanto, as construções sustentáveis também estão ganhando cada vez mais espaço. Dessa forma, o tijolo ecológico passa a ser um produto muito buscado em novos projetos arquitetônicos.
Leia também: Saiba como você mesmo pode rejuntar azulejos
Com muitas vantagens e fácil processo de instalação, o tijolo ecológico deixa a obra mais rápida, fácil e até mais barata. Entretanto, antes de correr para comprar o produto, é preciso saber mais algumas informações e detalhes sobre ele.
O que é tijolo ecológico?
O tijolo ecológico é um dos principais destaques da construção sustentável. O produto recebe esse nome porque não existe queima ou combustão de madeira no processo da sua fabricação. Diferente do que acontece na maioria dos tijolos convencionais, ele é feito basicamente do solo e cimento. Fora isso, também pode ser fabricado com resíduos siderúrgicos e outros itens inusitados, como o bagaço de cana.
Vale dizer que ele é fruto de técnicas de umidade após a mistura da matéria-prima. Além disso, esse tijolo possui um design que pode ser personalizado e estratégico. Desse modo, otimiza as construções e exerce menor impacto negativo no meio ambiente.
Vantagens de desvantagens do tijolo ecológico
Mesmo sendo um produto que otimiza as construções, possui um custo mais baixo e impacta menos o meio ambiente, o tijolo ecológico não coleciona apenas vantagens. Por isso, reunimos abaixo algumas vantagens e desvantagens que você deve saber para considerar seu uso na próxima obra.
Vantagens do tijolo ecológico
No ano em que "a Terra parou", foi registrada uma queda na poluição ao redor do planeta. Assim, o ser humano passou a buscar por soluções mais sustentáveis após a pandemia. Com isso, produtos como o tijolo ecológico passaram a ganhar espaço nos projetos arquitetônicos. Mas quais são as suas vantagens? São várias! Como:
- Design personalizado;
- Fácil encaixe;
- Otimização do tempo da construção;
- Isolamento termoacústico;
- Preço mais baixo;
- Não há necessidade de vigas de apoio;
- Possibilidade de novas obras sem a necessidade de quebrar as paredes;
- Recebe qualquer acabamento;
- Maior durabilidade.
Desvantagens do tijolo ecológico
Ainda que a ideia seja muito boa e venha ganhando força, o produto ainda precisa ser aperfeiçoado. Sendo assim, ele também carrega desvantagens que devem ser consideradas antes da realização de sua compra. Confira:
- Precisa de mão de obra especializada;
- Exige maior atenção à impermeabilização;
- Limita possíveis expansões de obras futuras;
- Possui baixa resistência à esquinas de obras ou impactos em cantos.
Agora que você sabe das vantagens e desvantagens do produto, é importante que você considere cada um dos pontos na hora de realizar sua próxima obra. Até mesmo porque, existem obras que demandam um material específico. Portanto, embora seja promissor e já carregue diversas vantagens, pode ser que para uma determinada obra, você não possa utilizar o tijolo ecológico.
Para uma melhor compreensão do produto e todo o seu processo de fabricação, confira abaixo um vídeo super didático e bem produzido pelo canal Jarfel Sahara:
Por fim, antes de iniciar seu próximo projeto arquitetônico, não se esqueça de conferir o que é drywall e quais as vantagens e desvantagens dessa estrutura que está revolucionando o setor da construção civil. Além disso, nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para saber mais sobre as curiosidades e novidades sobre casa, construção e muito mais!