Você já ouviu falar na decoração em estilo industrial? Essa tendência de design de interiores traz traços descolados e versáteis. Saiba mais!
Você já ouviu falar na decoração em estilo industrial? Essa tendência de design de interiores tem ganhando cada vez mais adeptos por seus traços descolados e versáteis que remetem ao ambiente urbano.
Por isso, confira agora como introduzi-la em sua casa e depois veja uma galeria com imagens para inspirar sua decoração!
Como surgiu a decoração em estilo industrial?
Oriunda da década de 50, a decoração industrial surgiu em Nova Iorque, quando galpões industriais e antigas fábricas desocupadas começaram a servir de moradia para as pessoas.
Em vez de reformar totalmente esses ambientes, os moradores passaram a preservar alguns desses elementos, como os tijolos aparentes na parede e as tubulações expostas. E assim, surgiu a decoração industrial.
Traços de decoração industrial
1. Paredes em cimento queimado
Um traço registrado da décor industrial é a parede de cimento queimado. Essa opção de revestimento é ousada, barata e pode ser aplicada tanto em ambientes externos quanto internos.
Leia mais: Revestimento 3D — conheça a nova tendência para decoração de interiores
Ela é feita por meio de uma mistura de areia, cimento e água, resultando em um acabamento rústico, porém sofisticado.
Uma vantagem de sua aplicação é a facilidade com que móveis e objetos decorativos podem ser combinados a ela, proporcionando uma harmonia e beleza digna de nota.
Para tirar um pouco do aspecto mais frio que a parede de cimento traz, uma dica é apostar em plantas e quadros decorativos para obter uma maior sensação de aconchego.
Além disso, você também pode elaborar pontos focais, como um sofá colorido, um quadro mais chamativo e espelhos, por exemplo.
Brinque com cores e tons para trazer uma vida ao ambiente. E se quiser saber mais sobre pontos focais, confira este post!
2. Tubulações expostas
Canos, tubulações, vigas e estruturas expostas são a essência de decoração industrial.
Como a ideia é conferir um ar despojado, deixe à mostra canos de instalação elétrica e hidráulica, eletrocalhas e a tubulação do exaustor de sua casa, por exemplo.
Esses canos podem ser de várias cores e materiais, como ferro, cobre e aço, dependendo do seu gosto e orçamento.
3. Ambientes interligados
Fluidez e integração são duas palavras que traduzem bem a decoração industrial. Como as fábricas costumam ser lugares amplos e sem muitas divisórias, a decoração industrial segue essa linha, deixando os ambientes interligados — são os chamados lofts.
Leia mais: 30 ideias para decorar ambientes pequenos
Esse tipo de decoração também favores apartamentos pequenos, uma vez que outro traço marcante é a otimização do espaço por meio da junção de funções em um só espaço.
4. Cores industriais
Amarelo, vermelho, preto, cinza. Essas são algumas das cores que complementam uma decoração industrial.
Leia mais: 27 ideias para usar almofadas na decoração de casa
Podem estar presentes em objetos decorativos, como almofadas e quadros; ou então em móveis e eletrodomésticos, por exemplo.
Mescle bem cores frias e quentes para trazer um equilíbrio para a sua casa.
5. Móveis em aço
Outro traço marcante da decoração industrial é o acabamento dos móveis e objetos de decoração em aço ou ferro. Janelas, portas, escadas: use a abuse desses acabamentos mais rudimentares.
Além disso, lâmpadas e luminárias expostas também dão um ar bem legal, além de tornarem o ambiente mais aconchegante.