Páscoa sem estresse: dicas para organizar um almoço especial com pouco tempo e dinheiro

O orçamento limitado não impede que você tenha uma ótima celebração quando estas dicas são aplicadas.

Carol Peres | 17 de Abril de 2025 às 11:02

A simplicidade e união vão deixar o seu almoço ainda mais especial! - Suzi Media Production/iStock

A Páscoa é uma data comemorativa marcada pelo encontro com pessoas queridas, refeições especiais e a tradicional troca de chocolates. Contudo, mesmo que os sentimentos de gratidão, união e felicidade predominem, é inegável que as festividades exigem certo esforço.

Preparar os pratos e sobremesas só acontece com dedicação. Felizmente, algumas dicas facilitam o processo de organizar um almoço especial de Páscoa que deixará todo mundo satisfeito!

Como organizar um almoço de Páscoa especial e econômico

O gasto é inevitável, mas adotar alguns cuidados pode reduzir as despesas e ainda assim proporcionar um ótimo feriado para toda a família e amigos. 

RELACIONADAS

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

Pastilhas para máquina de lavar: saiba como utilizar

As melhores piadas para relaxar antes de ir dormir

Escolha pratos simples de preparar

Se não é possível fazer um grande investimento para o seu almoço de Páscoa, o ideal é optar por uma refeição mais simples. Na internet você encontrar diversas receitas fáceis e que levam ingredientes básicos para o seu almoço. Algumas sugestões são a salada de bacalhau com azeitona, o bacalhau com lentilha, macarrão ao molho branco com peixe e até bobó de camarão

Existe um mundo de possibilidades na culinária com frutos do mar, e você confere mais ideias de pratos nesta matéria aqui!

O mesmo vale para as sobremesas, muitas são feitas com ingredientes que você tem em casa e ficam prontas em apenas algumas horas. Apenas lembre-se de dar a devida atenção à quantidade de comida que você deve fazer para satisfazer a todos os convidados e de escolher pratos que agradem todo mundo. 

Procure comprar os ingredientes com preços em conta

 Aqueles que desejam economizar podem comprar peixes congelados em vez dos frescos, ou bacalhau em iscas ou lascas no lugar do bacalhau do Porto. A dica é da chef de cozinha Keila Aviano, ao Band Receitas. 

"Vale a preferência por filé de cação, tilápia, os peixes asiáticos, a polaca do Alasca, vendido como merluza, e o panga, vendido como linguado. Estes têm um preço mais acessível e nos permite fazer pratos bem interessantes!"

O ideal é informar-se dos valores com antecedência, para fazer as compras no comércio com menores preços. Produtores locais podem apresentar preços mais acessíveis, então é interessante verificar, tanto para a aquisição de ingredientes para o almoço quanto para comprar chocolates para quem você deseja presentear.

Organize um almoço colaborativo

A Páscoa é uma ocasião em que as pessoas se reunem, logo, é justo que os convidados contribuam com o almoço. Assim, vale dividir a responsabilidade entre cada um, deixando o prato principal, acompanhamentos, sobremesas e bebidas para diferentes pessoas evita que as despesas concentrem-se somente no anfitrião. Afinal, a data é marcada pelo forte espírito de união.

Compartilhe:
Páscoa Almoço de Páscoa Almoço de Páscoa econômico Dicas para organizar um almoço de Páscoa

AS MAIS LIDAS

5 sobremesas com chocolate para a Páscoa que são irresistíveis e fáceis de fazer

Ovo de Páscoa para cachorro? Veja como preparar essa delícia para deixar seu pet feliz

10 brincadeiras de Páscoa para fazer com crianças na escola ou em casa

Esqueça os ovos de Páscoa: estas receitas veganas são tão boas que você vai se viciar