Os produtos de limpeza caseiro naturais são eficazes e mais seguros para nós e para o meio ambiente. Confira como prepará-los você mesmo.
Rayane Santos | 25 de Setembro de 2021 às 15:00
Não só é possível limpar sem substâncias químicas como é, na maioria das vezes, igualmente eficaz. Os produtos de limpeza caseiro naturais são mais seguros para nós e para o meio ambiente.
À medida que os fabricantes se voltam para o crescente ecomercado, surgem produtos mais seguros. Procure rótulos com selos e certificados dos órgãos competentes nos produtos de limpeza. Pesquise também na Internet e verifique os produtos certificados. Alguns podem estar disponíveis nas lojas locais ou talvez você possa encomendar diretamente delas.
Leia também: 15 dicas de limpeza que vão mudar sua vida
No entanto, se desejar você pode optar por preparar seus produtos você mesmo. Essa opção é mais barata e, melhor de tudo, você sabe exatamente do que eles são feitos. A seguir, saiba mais produtos de limpeza caseiro naturais e veja como a prepará-los você mesmo.
Existem diversos motivos para isso. Primeiramente, os produtos de limpeza naturais são geralmente mais baratos. O que se economiza em publicidade é repassado ao consumidor. Além disso, substâncias químicas que se decompõem rapidamente são melhores para os rios. Se não tiver tempo para fazê-los, compre produtos biodegradáveis com baixa toxicidade.
Os produtos de limpeza caseiros em geral são compostos de apenas uma substância ativa, ao passo que muitos produtos comerciais contêm aditivos de apelo estético. Assim, as pessoas que sofrem de alergia, têm pele sensível, asma ou outros problemas respiratórios têm muito menos probabilidade de reagir mal aos limpadores naturais.
Somado a isso, o pouco uso de substâncias químicas na cozinha, na lavanderia e no banheiro significa que você pode reaproveitar a água “cinza”, usando-a para regar as plantas quando a água da chuva estiver escassa.
Leia também: Como limpar panela queimada? Confira as melhores dicas
A barrilha ou soda (carbonato de sódio) é alcalina e boa para a limpeza da cozinha: elimina a gordura e remove manchas. Mas tenha cuidado. Embora a barrilha não seja prejudicial ao meio ambiente, é uma substância química forte – portanto sempre calce luvas ao usá-la.
Use bicarbonato de sódio quando precisar de um abrasivo suave. Trata-se de uma substância levemente alcalina, que tem muito pouca toxicidade e limpa formando um detergente suave quando reage com óleo e gordura.
Um sal mineral alcalino natural, o bórax dissolve a gordura, remove manchas, desodoriza, desinfeta, alveja, inibe o mofo, limpa a água e o tecido – e mata formigas e baratas. Ele não permanece muito tempo no ambiente, mas é tóxico se ingerido, então use-o com cuidado, especialmente perto de animais e crianças pequenas.
Subproduto do processo de fabricação do sabão, a glicerina é um ingrediente de limpeza útil, pois ajuda a misturar o óleo com a água e dissolve muitas formas de sujeira. A maior parte da glicerina vem de óleos vegetais ou gorduras animais (sebo), mas cerca de 10% são produzidos do petróleo.
Esprema um limão para obter um substituto mais suave e de muito melhor odor para o alvejante. É também útil para impedir a proliferação do mofo, desodorizar e remover manchas.
O eucalipto é uma planta poderosa que possui inúmeras funções, desde aliviar sintomas de bronquite e alergias a auxiliar na limpeza da casa. A melaleuca também é uma planta com diversos benefícios, entre eles está seu efeito bactericida. Por isso, os óleos desse dois são ótimos limpadores e desinfetantes naturais. Você pode usá-los como acabamento após lavar as superfícies.
Compre flocos puros de sabão ou faça os seus ralando uma barra de sabão puro ou de lavar roupa. É 100% biodegradável, de baixa toxicidade e, diferentemente do sabão em pó, não contribui para a proliferação das algas nos rios. Mantenha os flocos num recipiente bem fechado.
O sal é excelente para polir panelas e utensílios de cozinha, pois os grãos atuam como abrasivo suave e desinfetante. Não há melhor ingrediente para limpeza, pois você sempre tem um pouco de sal em sua cozinha.
Um bom substituto para os desinfetantes de vasos sanitários. Também use para remover resíduos de espuma ressecada, depósitos dos sedimentos calcários (água dura) e manchas nos metais.
Ideal para limpar o tampo do fogão. Adicione bicarbonato e borrife em um pano macio para retirar manchas resistentes.
Recomendação de uso: Utilize em pias, portas de forno, mesas de fogão e interior de xícaras
Ingredientes:
Modo de preparo: Misture os ingredientes em uma pasta dura e aplique com uma esponja úmida. Retire os resíduos com um pano seco.
Recomendação de uso: Pode ser usado para limpezas diversas.
Ingredientes:
Modo de preparo: Misture os ingredientes e agite até que o sabão esteja dissolvido. Borrife e limpe com uma esponja de cozinha.
Recomendação de uso: De uso geral, remove gordura e sujeira. Ideal para pias de aço inoxidável, superfícies de cerâmica ou madeira e prateleiras de geladeira.
Ingredientes:
Leia também: 30 benefícios do vinagre para facilitar o seu dia a dia em casa
Modo de preparo: Misture os ingredientes num frasco de borrifar. Agite bem, borrife num pano macio úmido e esfregue. Não é necessário enxaguar.
Recomendação de uso: Utilize em banheiros, pias, bancadas e fogões.
Ingredientes:
Modo de preparo: Misture o detergente com o bicarbonato. Junte a glicerina e várias gotas do óleo à pasta. Aplique com esponja úmida, depois enxágue.
Recomendação de uso: Protege e perfuma as superfícies dos banheiros. É também um ótimo spray para passar roupa de cama.
Ingredientes:
Modo de preparo: Adicione o óleo ao álcool em uma garrafa seca limpa e deixe dissolver por 24 horas. Depois, junte a água e decante num frasco de borrifar. Agite antes de usar.
Recomendação de uso: Ótimo para bancadas.
Ingredientes:
Modo de preparo: Misture os ingredientes. Borrife e limpe com esponja úmida. Guarde em recipiente fechado.