Especialista apontam duas tendências de decoração para casa que vieram para ficar depois da quarentena do Covid-19. Confira!
Julia Monsores | 23 de Fevereiro de 2021 às 16:00
Com a pandemia, o tempo de permanência dentro de casa aumentou consideravelmente. E para muitas pessoas, sobretudo as que estão de home office ou tendo aulas on-line, a casa continua sendo o ambiente mais acessado. E para quem tem seguido à risca as recomendações de não sair, o único lugar.
Desse modo, a casa, nos últimos tempos, tomou uma importância ainda maior. E assim, as pessoas começaram a pensar ainda mais sobre sua decoração — pintando as paredes, fazendo pequenas reformas e apostando na decoração com flores. Tudo para trazer mais aconchego e beleza ao lar.
“Com a pandemia, passamos a valorizar mais a casa. Criamos uma forte necessidade de bem-estar onde vivemos”, explica Luciana Marquez, decoradora de eventos e designer floral.
De acordo com a especialista, observamos duas tendências entre ano passado e este ano: a decoração com flores e as mesas postas.
“As flores trazem alegria, beleza, e bem-estar, pois purificam o ambiente. Além disso, estudos mostram que elas melhoram as condições de saúde das pessoas que estão doentes”, destaca Luciana
Leia também: saiba quais plantas usar na decoração de casa
Já a mesa posta vai além de uma questão de decoração e etiqueta. Ao dispor os pratos, talheres e copos sobre a mesa, de forma harmônica e planejada, cria-se um ambiente agradável e aconchegante, uma demonstração de afeto para com sua família.
“É na mesa que saem as melhores conversas, as lembranças de infância, é onde conhecemos mais o outro. É uma demonstração de amor, cuidado e carinho. Uma mesa agradável faz com que as pessoas fiquem mais tempo, alongando o papo. Também cria-se hábitos saudáveis familiares, inclusive para a educação das crianças. Uma boa apresentação visual da mesa, até a comida parece mais gostosa”, explica Luciana Marquez.
Já falamos aqui neste outro post que você não precisa ter um jardim em sua casa para usufruir da beleza e da fragrância das plantas. Você pode espalhar plantas e flores naturais por todos os cômodos da sua casa, desde que seja um ambiente adequado às necessidades delas.
Além disso, se sua ideia for purificar o ambiente, você também pode apostar em plantas que reduzem as toxinas do ar. Boas opções desse grupo são as dracenas, as jiboias e as kêntias.
Mas há outras opções, como a popular samambaia, que virou a planta queridinha de muita gente.
“Tenha algumas plantas como a Areca Bambu, Samambaia ou Ficus Lyrata em vasos. São plantas resistentes, requerem pouca manutenção, ajudam a manter a umidade do ar neste calor e purificam o ambiente, contribuindo para o bem-estar, além de decorar”, explica a explica a especialista que dirige a empresa ComZEventos.
Mas além de ter plantas em vasos, a especialista explica que você também pode apostar nos arranjos, se a intenção for trazer mais cor à decoração de casa.
“Adquira ou produza um arranjo de flores de corte para ocasiões especiais. Irão embelezar, alegrar e colorir a casa, além de tornar o momento mais agradável”, explica.
Uma mesa posta para o dia a dia não precisa ter muito elementos como as encontrados em ocasiões especiais (noivados, aniversários e festas). No entanto, pequenos detalhes, que variam de acordo com o menu, já transformam a aparência, trazendo mais graça ao ambiente.
Antes de mais nada, escolha uma toalha bonita para a mesa (de cores mais claras, para poder apostar mais nos detalhes coloridos) e em um jogo americano caprichado.
Já em relação aos pratos, é importante ter opções fundas, rasas, de sopa ou de sobremesa, que variam de acordo com a sua refeição. Os talheres também fazem parte da composição da mesa, e, se quiser trazer ainda mais elegância, além dos conjuntos básicos adicione também outros talheres — como os próprios para carne.
Guardanapos de pano também complementam a decoração da mesa, e os de algodão e linha são opções mais charmosas.
No mais, é importante ter criatividade — não ter medo de ousar combinações! Ou então, se inspirar nos exemplos que encontramos na Internet.