Em apartamento também dá! Descubra como plantar pitaya e veja dicas para o cultivo da planta.
Conhecida como a fruta do dragão por sua aparência exótica e chamativa, a pitaya é uma fruta facilmente encontrada no Brasil e está cada vez mais popular. Um dos principais fatores atrativos são suas propriedades nutritivas, como fibras, vitaminas e minerais que fazem brilhar os olhos de pessoas que estão em busca de uma boa alimentação.
Você sabia que a pitaya atua na proteção das células do nosso organismo? E que ela combate a diabetes? Descubra agora os benefícios dessa fruta que você precisa conhecer!
Como plantar pitaya com sementes
Esta é a maneira mais prática de se plantar pitaya. Para colocar em prática, basta retirar as sementes de uma fruta madura e colocá-las diretamente na terra, em um vaso ou em uma jardineira. Não se esqueça de lavar bem as sementes com água e siga esse passo a passo!
- Para aumentar as chances de suas pitayas crescerem saudáveis, prepare a terra um substrato específico para mudas
- Depois, insira as sementes na terra e deixe o vaso em um local protegido da luz direta do sol, mas que possua luz natural
- Regue todos os dias, mas em pouca quantidade. Ou seja, mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado
Feito esse processo, a germinação deve ocorrer em 8 ou 12 dias. Porém, para replantar as mudas em um espaço com mais profundidade, o ideal é esperar por volta de 5 meses.
Como plantar pitaya com estacas
Para plantar pitaya utilizando estacas, você precisará ter acesso a um pé de pitaya que já esteja desenvolvido, na fase adulta. Para plantar, siga o passo a passo:
- Retire as estacas e plante-as em recipientes com solo fértil e bem drenado
- Regue diariamente e com cuidado no primeiro mês
- Após 30 dias, as mudas, provavelmente, já terão raízes e poderão ser plantadas em chão terreno.
Dicas para o cultivo
Para ter uma boa germinação das pitayas, dê preferência a ambientes externos. No entanto, caso você não possua um espaço disponível em casa, escolha um local da casa que seja arejado e bem iluminado. O cultivo em vasos é totalmente possível, mesmo que o desenvolvimento não seja tão rápido ou potente.
1. Não regue demais
A pitaya é um tipo de cacto e, portanto, é capaz de reservar líquidos por muito tempo. Isso faz com que ela seja sensível a grandes quantidades de água e exija uma atenção especial na hora da irrigação. O ideal é que ela seja regada apenas nos primeiros meses de muda e na fase da germinação. Após o crescimento, a pitaya consegue se manter bem em períodos secos.
2. Ofereça a iluminação adequada
A iluminação também é um ponto importante. Para manter a saúde da sua planta, você deve garantir que a pitaya, na fase adulta, receba luz solar direta. O aconselhado é que o banho de sol dure entre seis e oito horas todos os dias. Se possível, evite expor a pitaya ao sol do meio-dia, para que ela não tenha queimaduras.
3. Prepare o solo
Para o plantio da pitaya, o solo deve ser bem drenado e rico em nutrientes. Você pode também, uma vez por mês, usar um fertilizante com baixo teor de nitrogênio, misturar um pouco de areia à terra e adicionar pedrinhas no fundo do vaso.
Conheça os tipos de pitaya
Apesar de não serem todos tão populares, existem três tipos dessa fruta tropical e os três podem ser encontrados tanto no Brasil quanto em outros países da América do Sul, como Equador, Colômbia e Peru.
- Pitaya branca: possui a casca rosa e interior branco
- Pitaya vermelha: uma das mais conhecidas pela sua coloração rosa-avermelhada por fora e vermelha por dentro.
- Pitaya amarela: tem casca amarelada, mas sua parte de dentro é toda branca. É mais comum em outros países da América do Sul do que no Brasil.
E aí, curtiu essa matéria? Então não esqueça de seguir a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!