Saiba como escolher o maracujá perfeito e aproveite o melhor dessa fruta refrescante e deliciosa.
O maracujá é uma fruta tropical saborosa e versátil, apreciada em sucos, coquetéis, sobremesas e na culinária de forma geral. Apesar de ser tão popular, escolher maracujás de qualidade pode ser um desafio para muitas pessoas! A casca rugosa e o aroma característico dessa fruta podem deixar dúvidas sobre sua maturidade. Se você faz parte do grupo das pessoas que têm dificuldade em escolher essa fruta, nós vamos ajudar você! Confira a nossa lista com 6 dicas simples e essenciais de como escolher maracujá.
Leia também: Mousse de morango: veja como fazer essa sobremesa linda, saborosa e fácil
6 dicas de como escolher maracujá que você precisa saber
Com essas dicas simples você vai estar preparadíssima para escolher maracujás maduros, saborosos e arrasar nas suas receitas, além de se saborear com sucos deliciosos e doces incríveis.
1. Observe a cor e textura da fruta
Ao escolher o maracujá, observe a cor da casca. Os maracujás maduros tendem a ter uma casca amarela e enrugada, embora a cor possa variar dependendo da variedade da fruta. Sempre procure por cascas que estejam com rugas; isso quer dizer que o maracujá está com bastante polpa.
2. O peso da fruta importa
Pegue o maracujá e sinta o seu peso! Maracujás maduros geralmente são mais pesados em relação ao seu tamanho. Escolha aqueles que parecerem mais densos nas suas mãos.
3. Se atente à forma e ao tamanho do maracujá
Procure optar por maracujás que tenham uma forma oval ou redonda e tamanho médio. Evite aqueles que são muito pequenos ou muito grandes, pois isso pode indicar que estão fora do estágio ideal de maturidade.
4. Atenção para a rugosidade da casca
Embora as rugas da casca do maracujá indiquem que ele está maduro, é bom ficar atento. Uma casca muito enrugada pode ser um sinal de que a fruta está madura demais. Sendo assim, se você não for consumi-la de imediato é melhor optar por outro maracujá.
Leia também: 6 receitas fáceis de risoto para um jantar especial
5. Cheire o maracujá
Um maracujá maduro deve ter um aroma doce e característico. Cheire o maracujá próximo à base para identificar o odor da fruta, se o cheiro for fraco ou desagradável, é melhor escolher outro maracujá.
6. Fique atenta para a consistência da fruta
Pressione levemente o maracujá com os dedos para verificar se a textura da fruta é a ideal. O maracujá deve ceder um pouco à pressão do seu toque, mas não estar excessivamente mole. Evite aqueles que estão muito moles, pois podem estar passados!
Gostou desse conteúdo? Veja também: Como transformar a sua alimentação: 5 passos simples para uma dieta saudável