Você tá achando que tá arrasando colocando essas comidas na geladeira, mas na verdade está prejudicando os alimentos.
Esther Ramos | 15 de Agosto de 2024 às 16:21
Você já reparou que certos alimentos não devem ser armazenados na geladeira? Pode parecer contra-intuitivo, mas manter alguns itens fora do refrigerador é essencial para preservar a frescura, evitar contaminação e aumentar a durabilidade.
Se você ainda tem dúvidas sobre quais alimentos devem ser mantidos fora da geladeira ou quer evitar surpresas ao receber perguntas sobre seus hábitos de armazenamento, confira a lista a seguir. Alguns itens podem surpreender até os mais experientes!
Você também pode gostar:
Está preparado para mudar todo o seu estilo de organização das comprar do mercado?
Não importa se são comuns ou doces, batatas não devem ser armazenadas na geladeira. O amido presente nas batatas se transforma em açúcar quando refrigerado, alterando o sabor, a textura e a aparência do alimento. Além disso, assim como a cebola, as batatas devem ser mantidas na despensa, mas separadas, pois as batatas aceleram a deterioração das cebolas.
Bananas, abacaxis e mamões devem ser deixados fora da geladeira, pois essas frutas precisam da temperatura ambiente para amadurecer corretamente. Armazená-las na geladeira pode deixar a polpa pastosa. Mantenha-as fora do refrigerador e consuma em cerca de quatro dias.
Guardar pão na geladeira não é recomendado, pois pode torná-lo seco e rígido. Se o consumo for imediato, mantenha o pão em temperatura ambiente. Para armazenar por mais tempo, enrole-o em papel filme e coloque no congelador. Quando quiser comer, basta retirar e aquecer por alguns minutos.
Surpreendentemente, muitos ainda guardam tomates na geladeira. No entanto, a maneira correta de armazenar tomates é fora do refrigerador, em uma fruteira e com a parte de baixo voltada para cima. Isso ajuda a manter o sabor e prolongar a durabilidade.
Pimentas em conserva, abertas ou fechadas, não precisam ser refrigeradas. Os elementos presentes na conserva ajudam a prolongar a vida útil do alimento, permitindo que o tempero dure bastante em temperatura ambiente.
O mel, por ser um alimento natural com baixa probabilidade de estragar, não deve ser guardado na geladeira. Refrigerar o mel pode torná-lo duro, grosso e cristalizado, comprometendo suas características ideais.
O alho, assim como a cebola, deve ser mantido fora da geladeira. O alho precisa de ventilação, e o ambiente fechado da geladeira pode causar mofo e brotos, além de alterar seu sabor. Se for cortado ou triturado, pode ser refrigerado, mas deve ser consumido rapidamente.
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 5 alimentos que não deveriam ser congelados.
Dolce & Gabbana lança perfume para cachorro e preço surpreende
Brigadeiro de colher sem leite condensado fácil e gostoso
Com 709 casos de Mpox no Brasil este ano, Ministério da Saúde convoca reunião
Casos de Covid-19 aumentam e voltam a preocupar
47 frases criativas de Dia dos Pais para homenagear e se divertir
Bruna Biancardi, ex de Neymar, revela que já praticou esporte olímpico; veja qual