Veja elementos de decoração que podem atrair positividade para o lar, bem como aqueles que devem ser evitados.
A nossa casa é muito mais do que um simples lugar para morar; ela é um refúgio, um espaço de acolhimento, descanso e conexão com o que realmente importa. Justamente por ser o cenário de grande parte da nossa vida, manter os ambientes organizados e harmoniosos vai além de uma questão estética e pode influenciar diretamente no bem-estar, na concentração e até na qualidade do sono.
Nesse contexto, algumas peças decorativas com valor simbólico e energético se tornam grandes aliados. Mais do que enfeites, eles têm o poder de renovar a atmosfera do lar, refletir sua personalidade e atrair boas vibrações. Para ajudar você a transformar sua casa em um ambiente ainda mais positivo, a apresentadora e empresária Lívia Cortinóvis compartilhou com a gente cinco sugestões certeiras de decoração ideais para quem busca equilíbrio e leveza no dia a dia.
Decorações que transformam a energia dos ambientes
É importante que você entenda o seu próprio estilo e personalidade para escolher as decorações que vão tornar o seu lar mais acolhedor. Caso se interesse por uma das seguintes decorações, busque formas de alinhá-la aos outros componentes da sua casa.
Pesquise referências e converse com um arquiteto, caso considere necessário. Além disso, é importante ressaltar que esta lista leva em consideração simbolismos e crenças, o que pode não fazer sentido para todo mundo.
1. Santos e Budas: Proteção e equilíbrio espiritual
Freepik
Santos e Budas são elementos religiosos que evidenciam também uma busca por paz interior e proteção.
"Santos e budas trazem mais do que beleza para um ambiente, eles carregam intenção. São peças que transmitem paz, fé e equilíbrio e criam uma conexão emocional com o espaço e com quem vive ali", explica Lívia Cortinóvis.
A terapeuta de ambientes e designer de interiores Roselane Menezes explicou ao Casa e Jardim, que é importante considerar os seus desejos na hora de decidir a representação de Buda e cores, para tomar uma decisão consciente.
Por exemplo, o Buda azul está associado à serenidade, enquanto o Buda gordinho com pote de ouro traz sorte e ajuda a abrir os caminhos da abundância. Portanto, busque se aprofundar sobre a questão antes de usá-lo na sua decoração!
2. Pantera: Poder e sofisticação
Reprodução/Instagram/@corartte_
A pantera, especialmente a negra, é vista em muitas culturas como um símbolo de mistério, intuição e proteção espiritual. Quando usada como elemento decorativo, ela comunica autoconfiança, imponência e sofisticação.
“A pantera é uma peça que carrega presença. Transmite uma força silenciosa e é uma decoração que fala sem precisar de palavras, cheia de elegância, poder e personalidade”, ressalta Lívia Cortinóvis.
3. Leão: Liderança e coragem
Maree Zimny/Pexels
Símbolo clássico de força, liderança, proteção e coragem, o leão como objeto decorativo transmite imponência e confiança, sendo frequentemente usado para compor ambientes que desejam refletir personalidade marcante e autoridade.
“Quando alguém escolhe essa figura para a decoração, está trazendo para dentro de casa uma energia de força, proteção e coragem para enfrentar o dia a dia”, pontua a dona da Corartte.
Segundo especialistas do site Quinta Dell'Arte, o rei da selva também é uma excelente decoração para o lado de fora da casa, evocando a sensação de guarda e proteção.
4. Casal: União e harmonia
Reprodução/Instagram/@corartte_
Peças que representam casais remetem à união, parceria, afeto e harmonia. São objetos que trazem para o ambiente um clima acolhedor e inspirador e simbolizam o fortalecimento das relações e o equilíbrio entre duas pessoas.
“É uma homenagem à conexão entre duas pessoas, ao amor e à cumplicidade que tornam um lar verdadeiramente especial”, conta Lívia.
5. Coruja: Sabedoria e proteção
Van Nguyen Hoang/Pexels
Um dos símbolos mais ricos e místicos na decoração, a coruja representa a capacidade de enxergar com clareza em meio às dificuldades. É também um símbolo de proteção e vigilância, muito valorizado em diversas culturas. Você pode aproveitar essa imagem tão poderosa em esculturas, quadros e estampa de objetos.
“A coruja fala de silêncio, presença e sabedoria. Quem escolhe ter uma em casa, busca mais do que decoração, quer um símbolo de proteção, de olhar atento e de conexão com o que realmente importa” explica a especialista no assunto.
O que evitar: objetos que drenam a energia do ambiente
Ao mesmo tempo em que essas decorações listadas acima são poderosas e atraem boas energias, existem outras que possuem o efeito contrário. Então, a psicanalista, hipnóloga e terapeuta holística Kélida Marques explicou à Casa e Jardim que existem alguns pontos de atenção que podem deixar o ambiente pesado.
A especialista chama a atenção para espelhos e objetos quebrados no geral, itens que você não usa há tempos, como roupas e aquilo que você não gosta. Tudo isso tem um impacto negativo no ambiente.
Tenha atenção também à vassouras velhas, relógios parados, plantas e animais mortos e imagens tristes e violentas. Nesses casos, avalie a possibilidade de descartar tais objetos ou consertar aquilo que está danificado.