Veja as vantagens de lavar os cabelos com água fria

Lavar os cabelos com água fria melhora a saúde do couro cabeludo e o aspecto dos fios, além de prolongar a durabilidade dos tratamentos.

Paula Vieira | 14 de Julho de 2021 às 11:00

torwai/iStock -

Tomar banho morno é a preferência da maioria das pessoas, principalmente no inverno, por conta de todo o conforto e relaxamento que a água mais quente promove ao corpo. Mas, na hora de lavar os cabelos, é melhor optar pela água fria, que ajuda a manter o couro cabeludo saudável e equilibrado e evita a porosidade dos fios.

Lavar os cabelos com água fria facilita também a hidratação dos fios, fazendo com que eles sofram menos influência do ressecamento. Isso também evita o aumento da oleosidade, pois o couro cabeludo não sente a necessidade de produzir ainda mais substâncias oleosas para hidratar a região, que fica ressecada com o uso da água quente.

Leia também: Low poo: entenda o que é e para o que serve

RELACIONADAS

5 exercícios para reduzir a flacidez da papada

Estudo tenta 'desligar' cérebro humano e induzir hibernação; entenda

Vai começar a treinar em 2026? Veja 10 cuidados essenciais para evitar lesões, segundo especialistas

Benefícios de lavar os cabelos com água fria

Além dos benefícios já citados, lavar os cabelos com água fria facilita o selamento das cutículas e deixa o processo de desembaraçar muito mais simples. Os fios absorvem melhor os nutrientes do condicionador, da máscara capilar e de outros produtos para a região. O uso da água fria também prolonga a durabilidade de tratamentos de tricologia e dos efeitos dos cremes.

Outra vantagem é a amenização dos efeitos danosos do uso do secador, da chapinha, das escovas químicas e da tintura, já que a água fria ajuda a diminuir a sensibilidade dos fios e a dar mais brilho e maciez às madeixas.

A água fria potencializa o efeito dos cremes e das máscaras capilares. (Imagem: esp2k/iStock)

Lavar os cabelos com água fria previne o surgimento de doenças

O couro cabeludo é uma região sensível, que precisa de cuidados para evitar o surgimento de fungos, caspa, seborreia, entre outras doenças. Sendo assim, para quem já tem caspa, adotar o hábito de lavar os cabelos com água fria é essencial; a água quente estimula a produção de oleosidade, o que piora o problema.

Além disso, banhos em altas temperaturas aumentam a sensibilidade do couro cabeludo, deixando o lugar mais propenso a alergias e podendo causar coceiras.

Truques de especialistas

Não é necessário dispensar o banho morno, até porque ele promove a abertura das cutículas, facilitando a ação limpante do shampoo. Porém, antes de aplicar o condicionador ou a máscara, é fundamental reduzir a temperatura e deixar a água fria agir no couro cabeludo, pois ela dará um verdadeiro toque de salão no seu cabelo.

Para melhorar os efeitos dos produtos capilares, também são recomendados tratamentos dermatológicos, como a Terapia Capilar e a Led Terapia; procedimentos mais avançados para quem deseja reduzir o ressecamento e melhorar o aspecto dos fios.

Compartilhe: