Técnica é fácil de fazer e permite a criação de visuais chamativos ou discretos.
Você conhece o design de unha meia-lua? De acordo com a Capricho, a técnica surgiu no final da década de 1920, viveu seu auge nos anos 1930 e voltou a repercutir entre as fashionistas a partir de 2022.
O estilo consiste em fazer decorações na unha seguindo o desenho da lúnula, aquela área da base da unha que tem o formato de meia-lua. E a técnica pode ser feita de várias formas, confira mais detalhes!
Por que usar a técnica de meia-lua nas unhas?
O estilo meia-lua é relativamente simples e muito versátil. Portanto, ele te permite explorar variações que vão desde um minimalismo elegante ao visual criativo e ousado. Consequentemente, o design pode ser combinado com roupas e maquiagens com certa facilidade, além de funcionar bem em várias ocasiões.
Por ser simples, até quem não tem muitas habilidades manuais consegue reproduzir o estilo, e a praticidade é muito vantajosa para quem não tem muito tempo para dedicar aos cuidados de beleza.
Como fazer o efeito meia-lua nas unhas?
A youtuber Ana Carla ensinou duas dicas para quem deseja obter o efeito meia-lua nas unhas. Primeiro, você começa fazendo a esmaltação como de costume. Aplique a base de sua preferência, espere secar, e depois passe o esmalte escolhido. Lembre-se de usar camadas finas para aumentar a duração da sua manicure.
A primeira forma de fazer o desenho é usar o pincel livremente, pintando a base da unha com paciência e cuidado. A outra maneira de obter o efeito meia-lua é através do auxílio de fita adesiva, o que confere mais precisão à decoração. Veja o vídeo de Ana Carla.
Ideias de decoração no estilo meia-lua
A unha meia-lua é um pouco vintage, mas muito versátil, então pode ser combinada com várias cores e outras técnicas. Use sua criatividade e considere o seu estilo pessoal, e a imagem que você deseja transmitir!
1. Com duas cores
Uma forma muito popular de aproveitar a técnica meia-lua nas unhas é combinando duas cores. Aqui, os exemplos estão supercoloridos e vibrantes, mas o estilo funciona bem com combinações neutras, tipo bege e preto. Você pode usar o círculo cromático para orientar a escolha dos esmaltes, ou simplesmente usar os seus favoritos!
Reprodução/Instagram/polished_yogi/gorenkari.nails
2. Com espaço negativo
Outra opção de nail art no estilo meia-lua é deixar um espaço negativo. Basta deixar uma parte sem esmalte! Vale fazer o contrário também, pintando apenas a base bem rente a raiz da unha. E claro, por que não aproveitar para decorar as unhas com flores, por exemplo? Essa decoração já é mais sóbria e sofisticada que a anterior.
Reprodução/Instagram/nailartbysig/m_nails_it
3. Com desenho
A técnica meia-lua é perfeita para combinar com outras decorações. Então, outras belas ideias são fazer um desenho bem onde tem a transição entre o espaço vazio e o esmalte, ou decorar somente a meia-lua e deixar toda a extensão da unha sem esmalte.
As flores são queridinhas, mas corações, estrelas, e arco-íris são outras sugestões de decoração para unha. É legal brincar também com diferentes efeitos, como o metálico ou fosco.
Reprodução/Instagram/nails_bysahira/usernaills
Dicas para fazer a manicure durar mais
É sempre válido lembrar que a forma que a unha é feita e os cuidados pós-esmaltação influenciam bastante na durabilidade das unhas. Remova o esmalte anterior pelo menos 24 horas antes de aplicar o novo esmalte. Quanto ao formato, prefira lixar as unhas com pontas redondas ou amendoadas, pois eles evitam lascas.
Os esmaltes em gel ou de longa duração costumam ser mais resistentes, porém, independente do produto usado, aplique sempre camadas finas. Tente usar o mínimo de camadas possíveis. Os esmaltes claros, e com efeito cintilante e perolado também disfarçam possíveis defeitos. Finalize com um top coat.