Os estilos tem características bem definidas, mas pode limitar a criatividade e preferências subjetivas.
É inegável que atualmente as redes sociais influenciam o que está em alta quando o assunto é moda e beleza. Usuários ativos do TikTok e Instagram, por exemplo, vêem novas tendências e estéticas surgirem e sumirem com rapidez. Portanto, cabe a cada pessoa avaliar o que faz sentido ou não para seu estilo pessoal, para apenas então inspirar-se em algo.
Diante desse cenário, surge uma divisão entre o que seriam unhas de rica e unhas de pobre. O assunto é controverso, afinal não existe uma regra para a beleza. Contudo, a questão não refere-se apenas ao estilo de cada um, mas evidencia também uma discussão sobre ser limitante e ter uma conotação classista.
Mas então, o que define a unha de rica e a unha de pobre? Você entende melhor a questão logo a seguir.
O que é a unha de rica?
O estilo comumente associado a pessoas de maior recurso financeiro é o minimalismo. Assim, pessoas abastadas teriam uma tendência a privilegiar a elegância sutil de unhas curtas e bem cuidadas, com esmaltações únicas de tons sóbrios. Esmaltes brancos, nudes e vinhos são alguns dos queridinhos para quem se encaixa nessa categoria.
Além disso, nesses casos a presença de decorações é rara, com exceção de francesinhas finas e desenhos pequenos. Um exemplo é a tendência das Naked Nails, seguida por ícones como Gisele Bündchen e Fernanda Torres. Portanto, a 'unha de rica' é ideal para pessoas que priorizam um visual natural, discreto e sofisticado.
O que é a unha de pobre?
O estilo associado à 'unha de pobre' vai no caminho contrário do anterior. Logo, indica que pessoas com menos poder aquisitivo escolhem manicures mais chamativas e extravagantes, com cores vibrantes, alongamentos ousados e decorações que expressam muita personalidade. Aqui, os adesivos, pedrarias e acabamentos diferentes são muito frequentes!
Esse caso tende mais para o lado do maximalismo, como visto nas unhas de Cynthia Erivo, Chappel Roan e Doechii no Grammy 2025. Então, a 'unha de pobre' é perfeita para quem não tem medo de ousar nos looks.
Não mude seu estilo para entrar em um rótulo
Comentários nas redes sociais mostram comentários de pessoas de realidades bem diferentes de Gisele Bündchen que amam deixar as unhas básicas. Por outro lado, é possível ver personalidades muito famosas que têm uma preferência por nail arts associadas a uma condição financeira inferior. Portanto, é possível concluir que essas definições podem ser limitantes.
Além disso, há casos em que a unha mais trabalhada exige um investimento bem maior do que a manicure elegante. Mais importante do que estar em uma dessas classificações é expressar e respeitar o seu estilo pessoal, através de escolhas que aumentem sua autoconfiança.
Vale lembrar também que essas escolhas são pessoais, e um estilo não é superior ao outro. Comparações entre o que é de pobre e o que é de rico servem como um ponto de partida para discussões sobre diferenças de classe e raça, que também impactam nas tendências de moda e beleza. Este é um tema para se refletir, já que, muita vezes, o que é usado pelo 'pobre' é visto sempre como algo negativo.