Existem tantos tipos de base que pode ser difícil escolher a melhor, mas nós vamos tentar te ajudar a entender a diferença entre elas.
Carol Peres | 15 de Julho de 2024 às 17:16
A base é um produto que não pode faltar na sua rotina de maquiagens. Sendo responsável por uniformizar a pele e prepará-la para a aplicação dos próximos produtos, ela pode ter resultados variados conforme sua composição e textura.
Desde a forma de aplicação, a acabamentos diferentes e duração, existem muitos pontos importantes a considerar! Assim, nós iremos explicar para você quais são as principais diferenças entre os tipos de base, para que juntos possamos descobrir qual é a perfeita para você!
Para sua maquiagem ter o melhor resultado possível, é essencial uma base adequada e de qualidade! Veja a seguir os principais tipos de base e suas características.
As bases em pó são bastante populares pela possibilidade de retoques durante o dia de forma rápida. Por ter uma cobertura suave e natural, são indicadas para o uso no dia a dia. É o tipo ideal para peles oleosas, pois o pó absorve o excesso de oleosidade do rosto.
Já as bases líquidas podem ter coberturas de leve a média, já que sua textura possibilita a construção de camadas, portanto, se adequa a diferentes situações. Elas também são versáteis quanto ao acabamento, tendo um resultado mais luminoso ou matte conforme a escolha da marca. Por fim, se destaca também por funcionar em peles normais ou secas.
A base em bastão é muito similar à base líquida quanto à adaptação a vários tipos de pele e diferentes acabamentos, mas tem como diferencial uma maior facilidade de se aplicar o produto. Ela possui uma textura cremosa que permite uma cobertura eficiente e não faz sujeira nas aplicações. Outro ponto interessante é que esse tipo de base pode ser usado no lugar de outros produtos, como contorno ou corretivo.
Indicada para peles mais secas, as bases em balm vêm conquistando o público com sua textura cremosa e fácil de aplicar. Além disso, tem cobertura de média a alta e acabamento matte que não resseca.
A textura cremosa das bases compactas é uma boa opção para ocasiões em que se deseja uma alta cobertura. Ela ajuda a controlar o brilho, tendo um acabamento matte, e é recomendada para peles mistas a oleosas.
É muito parecida com a base líquida, mas tem mais água em sua composição, o que proporciona uma cobertura mais leve e natural. Pode ser a melhor opção para pessoas que não gostam de uma maquiagem muito marcante ou para pessoas maduras, pois não acumula produto nas linhas de expressão. Também pode variar entre aspecto matte ou luminoso.
Por fim, esse não é exatamente uma base, mas se destaca por aliar o cuidado com o rosto à uma cobertura delicada. O hidratante com cor é uma alternativa para quem quer uniformizar a pele sem usar produtos com aspectos mais pesados.
Agora que você já sabe quais são os tipos de base e para quem elas são indicadas chegou o momento de descobrir a que funciona melhor para você! Em primeiro lugar, é indispensável entender qual é o seu tipo de pele. Essa tarefa pode ser um pouco confusa, então não deixe de ler nossa matéria explicando os tipos de pele! Em seguida, pense sobre a frequência com que você pretende usar o produto e suas expectativas quanto à duração e acabamento.
Considerando todos esses aspectos citados, a próxima etapa é testar diferentes marças e ver qual mais te agrada. Lembre-se o principal é se sentir bem!
5 cortes de cabelo perfeitos para quem tem preguiça
Dormir com o cabelo molhado faz mal? Saiba o que diz especialista
4 cores de esmalte que combinam com o butter yellow
Você sabia que existe uma forma de fazer o seu botox durar mais tempo?
3 principais erros que os homens cometem ao fazer a barba
Perfume Angel: top 3 contratipos perfeitos para economizar com estilo