A WGSN, autoridade na previsão de tendências, mapeou quais serão os principais temas dos próximos anos na indústria da beleza.
Cadu Guarieiro | 5 de Julho de 2023 às 15:25
A WGSN é uma empresa focada na previsão de tendências. Fundada em Londres em 1988, a companhia é uma autoridade no que diz respeito a entender o comportamento dos consumidores. Recentemente, a empresa mapeou 6 tendências para a indústria da beleza que devem ficar em alta até 2025.
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A pesquisa foi feita com base na análise do panorama de transformações ambientais, políticas e tecnológicas pelas quais a sociedade está passando. Veja abaixo o que eles descobriram e deixe sua marca ainda mais incrível!
O cuidado com o meio ambiente não é mais uma tendência para a indústria e sim uma obrigação, seja na fabricação de tecidos, de alimentos ou da beleza.
Desenvolver produtos aliados que colaborem com a redução do aquecimento global e do desperdício de resíduos são práticas que devem ser incorporadas à cadeia de produção, desde a coleta da matéria-prima na natureza até a entrega final.
Portanto, o desenvolvimento de produtos naturais, orgânicos e/ou veganos não devem ser encarados como uma moda passageira e, sim, como uma atitude de uma indústria em prol da sustentabilidade ambiental e social.
A tendência do otimismo urgente também tem forte relação com a questão ambiental, e é vista como um complemento dos recursos repensados.
A WGSN afirma que só a mudança de atitudes na cadeia produtiva não bastará, sendo necessário o papel ativo em prol da luta pelo meio ambiente e demais causas sociais.
A tendência de habilidades flexíveis diz respeito à forte ligação existente entre o contexto cultural e a beleza.
Segundo a WGSN, estamos na fase da "beleza emocional", que significa dizer que há uma relação entre a saúde mental e o corpo, onde fatores emocionais interferem de maneira direta na pele e nos cabelos, por exemplo.
De acordo com essa previsão, os produtos de beleza devem ser desenvolvidos para colaborar a melhorar esse problema, com tecnologia de ponta. Tendo como exemplo a marca japonesa Tatcha, que criou produtos com fórmulas relaxantes em sua composição, ou da Faace, que desenvolveu um hidratante que reduz os efeitos do estresse na pele em até duas horas.
O tema de realidades sobrepostas podem ser caracterizadas como a união entre a criatividade humana e a tecnologia. Segundo a empresa, quanto mais esses dois aspectos se relacionam, mais os segmentos de mercado se diversificam e se solidificam.
Assim, novos públicos surgem, e junto com eles, novas necessidades e desejos de consumo também.
A conclusão alcançada é que o mercado da beleza se torne cada vez mais nichado, buscando soluções criativas e inovadoras para atender consumidores com demandas latentes e específicas.
Mudanças na cadeia produtiva e um papel ativista não serão as únicas tendências ambientais. Entender que os recursos naturais estão escassos também.
O modo preservação é uma tendência que aponta para a necessidade de buscar novas soluções aliadas ao uso da tecnologia, já que os recursos para a produção de bens de consumo são finitos. Como por exemplo, fazer uso da inteligência artificial para a produção de cosméticos.
É nítido que os assuntos que guiarão a indústria da beleza até 2025 são: criatividade, tecnologia e sustentabilidade. Portanto, a WGSN afirma que aqueles que conseguirem se comunicar sobre essas pautas de maneira diferente no mercado, conseguirão se destacar, atraindo um público mais atento e fiel.
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