Influencers viralizam com técnica de gelo no rosto.
Recentemente, uma nova tendência de skin care tem viralizado nas redes sociais. Influencers aparecem pela manhã em seus stories com um rolinho de gelo com flores de camomila congeladas, ou um massageador facial para resfriar a pele. A técnica se chama "skin-icing" (congelamento da pele, na tradução literal.
Os usuários da técnica alegam que ela traz muitos benefícios para a pele e solucionam o famoso inchaço do rosto pela manhã. Mas será que é tudo isso mesmo? Confira a seguir tudo que você precisa saber antes de testar o skin-icing.
O que é o skin-icing?
A técnica mais famosa do skin-icing consiste em usar um cubo de gelo para reduzir o inchaço dos olhos e da pele do rosto. A ideia de resfriar a pele para reduzir inchaços e poros não é nova. Quando a pele é resfriada, faz com que o sangue suba à superfície o que acalma a pele.
Leia também: Protetor solar em bastão: conheça os benefícios e como usar
Porém, utilizar o gelo diretamente na pele tem causado polêmicas nas redes sociais.
Contraindicações
Fazer o skin icing pode trazer benefícios, mas isso não significa que ela está livre dos efeitos negativos. Na verdade, a técnica pode causar mais mal do que bem se não for feita corretamente.
Ela pode gerar maior irritabilidade e vermelhidão em peles sensíveis, além de queimaduras, congelamento e lesões nos nervos. O gelo não pode ser aplicado diretamente na pele.
Leia também: Limpeza de pele: entenda tudo sobre o procedimento
O resfriamento da pele pode ajudar a reduzir inflamações em alguns casos, porém, em outros o resultado pode ser maléfico. Peles com acne inflamatória ou cística estão mais propensar ao agravamento das inflamações com a técnica do skin icing.
Benefícios do skin icing
A técnica do skin icing possui benefícios, mas é importante manter em mente que alguns tipos de peele podem sofrer efeitos negativos, principalmente as com rosácea e acne.
- Reduzir a inflamação: Muitas pessoas que sofrem de condições inflamatórias da pele, como rosácea, podem se beneficiar da terapia com gelo devido à sua capacidade de reduzir a inflamação da pele. Mas, lembre-se de não utilizar o gelo diretamente na pele do rosto.
- Reduz o tamanho dos poros: O skin-icing minimiza a aparência de poros dilatados e pode ajudar a desobstruir os vasos da pele, beneficiando a drenagem linfátoca local. O método tonifica o rosto, deixando a pele mais suave, sem aspecto inchado.
- Esfolia a pele: Um tratamento com skin-icing pode ajudar a remover a camada externa de células mortas da pele e estimular as novas por baixo a crescer em uma distribuição mais uniforme e suave.
- Diminui a vermelhidão: o gelo pode ajudar a reduzir o inchaço e a vermelhidão das espinhas, além de acalmar a pele irritada. Assim, o gelo pode realmente ajudar agentes antibacterianos e antibióticos tópicos a entrar nos poros, uma vez que esfolia.
Embora a técnica promova alguns benefícios, eles são momentâneos e superficiais. Não há longa duração de seus efeitos nem grandes tratamentos para a saúde da pele.