Skincare sustentável: saiba como reduzir o consumo de plástico e deixar a rotina de beleza mais sustentável

Aprenda como deixar a sua rotina de cuidados com a pele mais limpa, como reduzir o plástico e de quais formas isso pode beneficiar a sua pele.

Thyago Soares | 16 de Setembro de 2025 às 17:00

Apostar em rotina de skincare mais saudável pode beneficiar o meio ambiente e a sua pele. - Reprodução / Freepik

A cultura de cuidar da pele se popularizou bastante ao longo dos últimos anos. Contudo, manter um cotidiano de skincare costuma envolver muitos frascos, embalagens plásticas e produtos descartáveis, itens que, ao longo do tempo, geram mais lixo, gastam recursos naturais e contribuem para a poluição. Se você deseja manter um skincare mais sustentável, é possível tomar atitudes simples e que podem fazer a diferença na geração de lixo, reduzindo o seu impacto na natureza sem abrir mão de uma pele bonita.

O que é ‘skincare sustentável’

O skincare sustentável envolve várias frentes, como a redução do uso desnecessário de plástico, a escolha de embalagens reutilizáveis ou que causem menor impacto, e até mesmo a busca por produtos com certificações ecológicas, além de pensar no descarte consciente e adequado de embalagens plásticas.  

Muitas marcas têm investido em produtos com refil, frascos feitos com material reciclado ou biodegradável, e até em embalagens “plantáveis”, feitas com combinação de papel reciclado e sementes. Para os indivíduos que já são adeptos desse estilo de consumo , há uma regra clara: reduzir, reutilizar e reciclar.

RELACIONADAS

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Moda perigosa! Sobreposição de biquínis pode causar problemas de saúde, alertam especialistas

Segundo cardiologista, quem bebe café possui melhor saúde cardiovascular; entenda

Como diminuir o impacto do seu skincare no meio ambiente

Sabemos que trocar todos os seus produtos habituais de uma vez pode ser algo extremo e bastante custoso. Contudo, uma forma interessante de reduzir o seu impacto é ir substituindo produtos aos poucos, por exemplo, preferir aqueles produtos de skincare que possuem embalagens de vidro e alumínio em detrimento dos pacotes plásticos.

Como citamos acima, buscar cosméticos em refil ou concentrados ajuda a usar menos embalagem por quantidade de produto consumido. Apostar em comprar itens multifuncionais, como hidratante com proteção solar ou séruns com mais de um efeito, pode ser eficaz para reduzir o número de potes no seu nécessaire.

Quando o plástico for inevitável e você não puder abrir mão de consumir algum determinado produto, garanta que o descarte será adequado e higienize bem as embalagens antes de jogar no lixo reciclável, para facilitar o reaproveitamento.

Preste atenção nos rótulos dos produtos

Além do que citamos, prestar atenção aos selos contidos nas embalagens dos produtos que você consome pode fazer toda a diferença. Isso pode auxiliar você a entender se um cosmético é cruelty-free, se possui selo de biodegradabilidade, se usa plástico pós-consumo ou se a marca tem compromisso transparente com reciclagem.

Por que vale a pena investir nessa mudança

É claro que investir em uma rotina de skincare mais limpa pode beneficiar o meio ambiente, contudo, essa atitude também tem o potencial de contribuir para uma melhor saúde da pele. Ao se atentar para as fórmulas dos cosméticos que você consome, você pode acabar investindo em formulações mais limpas e menos agressivas à sua pele, beneficiamento diretamente a saúde da cútis.

Compartilhe:
pele beleza produtos skincare meio ambiente

AS MAIS LIDAS

4 piores dietas de famosas que viralizaram, mas especialistas não recomendam em 2025

5 opções encantadoras de esmalte cintilante

3 hidratantes faciais bons e baratos para pele madura

Unhas decoradas com efeito galáxia: 8 inspirações e tutoriais