Saiba o que é PMMA, a substância que causou problema no rosto de Maíra Cardi

Entenda a substância usada em procedimentos estéticos e os riscos que podem comprometer a saúde.

Thyago Soares | 7 de Novembro de 2024 às 15:27

- Mariya Borisova/istock

Já ouviu falar sobre PMMA? Esse produto recentemente acabou virando centro de discussão nas redes sociais após a influenciadora Maíra Cardi revelar que teve problemas em seu rosto devido ao seu uso.

Cardi, que é casada com Thiago Nigro, compartilhou que não pode voltar a engravidar enquanto não fizer o procedimento de retirada do PMMA que está em seu rosto. Mas afinal, do que se trata essa substância? 

O que é PMMA?

O PMMA é uma substância muito utilizada para a realização de intervenções e procedimentos estéticos, como harmonização facial e corporal, bem como preenchimentos. Também conhecido como polimetilmetacrilato.

A substância tem origem sintética e, cirurgicamente, é utilizada para proporcionar mais volume a determinadas partes do corpo. O PMMA é ministrado por cirurgiões dentistas e apesar de muito popular e de uso comum, a permanência da substância no organismo pode causar complicações a longo prazo.

“O PMMA não é indicado para preenchimentos estéticos, exceto em casos muito específicos, como para tratar a lipodistrofia em pacientes com HIV/AIDS”, comenta o especialista Lucas Miranda.

Alguns dos riscos que a permanência do PMMA traz para a saúde são:

Todas as reações acima podem ocorrer devido a resposta do organismo contra o material, que é tido como um invasor no corpo.

“O tamanho das partículas, a pureza e a estabilidade química do PMMA são fatores cruciais para evitar reações adversas. Impurezas no material, por exemplo, podem intensificar processos inflamatórios ou reações alérgicas”, explicou o biomédico, Thiago Martins em entrevista ao Terra.

Há outras opções de substâncias mais seguras para realizar procedimentos estéticos, tais quais o ácido hialurônico. Sobre isso, o dermatologista Lucas Miranda explicou: “O ácido hialurônico é biocompatível e oferece um efeito temporário, sendo reabsorvido pelo corpo ao longo do tempo, o que minimiza riscos e permite ajustes conforme necessário”.

beleza saúde harmonização facial PMMA maíra cardi

Leia também

Kamila Simioni fica irreconhecível após desarmonização facial

Fresh Frozen: harmonização facial em cadáver choca internautas; saiba se é permitido

Harmonização corporal: conheça o novo procedimento queridinho das famosas