Saiba quais são os procedimentos estéticos perigosos e quais você pode fazer sem medo durante a sua gravidez.
Embora muitos tratamentos de beleza sejam inofensivos e minimamente invasivos, para as grávidas, alguns deles podem representar riscos à saúde, tanto da mãe quanto do bebê. Por isso, se você vai ser mamãe de primeira viagem e não quer deixar os seus cuidados estéticos de lado, é essencial saber quais procedimentos são recomendados e quais devem ser evitados durante a gestação.
A gravidez é um período de muitas transformações corporais e gera impactos imensos no corpo da pessoa que gesta. Por isso, é imprescindível tomar cuidado em relação a tudo o que é feito nesse período tão delicado para poupar a saúde do bebê e o bem estar da mãe.
Em entrevista à CNN, a dermatologista Barbara Miguel, do Hospital Israelita Albert Einstein, explicou que é melhor as mamães darem uma segurada nos procedimentos estéticos durante a gravidez, mas que se forem fazer, é bom optarem por intervenções leves.
“Um ponto importante a ser considerado é que a segurança dos tratamentos não é amplamente estudada em gestantes e lactantes. Por isso, é necessário manter uma abordagem conservadora, preferindo aqueles que são amplamente utilizados há anos, sem complicações conhecidas”, advertiu a especialista.
Há produtos químicos que são utilizados em tratamentos estéticos que podem acabar ultrapassando a barreira placentária, afetando o desenvolvimento do feto e podendo levar a potenciais malformações e problemas durante a gestação.
Quais procedimentos podem e não podem ser feitos durante a gestação?
Como advertido pela especialista, é preciso ter muita atenção na hora de escolher procedimentos para fazer na gravidez. Abaixo vamos listar alguns deles para você ficar atenta.
Procedimentos que podem ser feitos durante a gravidez
- Skincare
- Limpeza de pele suave
- Drenagem linfática manual, quando realizada por especialistas
Procedimentos não recomendados
- Alisamento capilar
- Lasers fracionados
- Preenchimentos
- Botox
- Depilação definitiva
- Ultrassom microfocado
- Peeling químico
Há uma série de substâncias que também não são recomendadas para serem utilizadas nesse período e por isso; é necessário se atentar ao usar produtos de cuidados com a pele para a presença de: beta hidroxiácidos, ácido salicílico, formol, retinóides, parabenos, chumbo e ureia.