3 piores erros que você comete ao lavar o cabelo

Saiba quais são os piores erros que você pode cometer na lavagem dos cabelos e evite comete-los.

Thyago Soares | 29 de Março de 2025 às 18:00

Lavar os cabelos pode não ser tão simples. - torwai / iStock

Lavar os cabelos pode ser algo bastante trivial, contudo, muita gente não sabe que para higienizar as suas madeixas de forma correta e eficaz, há erros que você deve evitar de cometer. 

Realizar a lavagem do cabelo de forma adequada pode contribuir para exibir fios mais bonitos e driblar possíveis danos aos cabelos. Entender a forma correta de usar xampu, condicionador e cremes, além de ajustar a temperatura da água, influencia não apenas na aparência dos cabelos, mas também na manutenção da saúde capilar.

3 erros que você comete ao lavar o cabelo

1. Cuidado com o número de lavagens

O foco da lavagem deve ser sempre o couro cabeludo. A frequência ideal varia de pessoa para pessoa: algumas precisam higienizar diariamente, enquanto outras podem intercalar os dias. 

RELACIONADAS

65 piadas de tiozão para mandar para os amigos

Abril Azul: diagnóstico tardio é desafio extra para mulheres com Transtorno do Espectro Autista

Veja o quadro de medalhas final do Brasil nos Jogos Paralímpicos 2024

Deixar um intervalo muito longo entre as lavagens pode causar problemas como descamação, queda capilar e até dermatites. No entanto, lavar excessivamente, especialmente mais de uma vez ao dia, pode ressecar a região e comprometer a saúde dos fios.

2. Usar apenas shampoo

Para garantir uma boa higienização dos cabelos, é essencial que tanto o couro cabeludo quanto os fios fiquem devidamente limpos. O xampu é o produto ideal para essa função, pois atua removendo oleosidade, suor, células mortas, resíduos metálicos e outras impurezas acumuladas. 

Sua fórmula pode conter dezenas de ingredientes, incluindo agentes de limpeza e componentes condicionantes, que ajudam a reduzir possíveis danos aos fios. No entanto, apenas lavar não é suficiente para garantir um visual saudável e bonito – e é aí que entra o papel fundamental do condicionador.

3. Lavar o cabelo com água muito quente

Para preservar a saúde dos fios, é recomendável lavar os cabelos com água fria ou morna. A exposição a temperaturas elevadas faz com que as cutículas capilares se abram, tornando os fios mais vulneráveis ao ressecamento e a danos externos. Quando as cutículas permanecem seladas, o cabelo mantém seu brilho e vitalidade. Como regra geral, a temperatura ideal da água é aquela que proporciona conforto para a pele, garantindo que também será benéfica para os fios.

Compartilhe:
beleza cuidados higiene cabelo lavagem de cabelo

AS MAIS LIDAS

O erro que 90% das mulheres cometem ao passar base (e como corrigir em 1 minuto)

Tatuagens discretas para mulheres: 15 ideias minimalistas com significado

4 motivos que vão convencer você a adotar o cabelo curto sem medo

Xuxa revela ter feito implante capilar; entenda