No mês das mulheres, confira 5 mulheres que revolucionaram o mundo da beleza.
Laura Oliveira | 8 de Março de 2023 às 13:00
No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, data importantíssima para relembrarmos a importância que as mulheres têm em diversas esferas sociais e histórias. A área da beleza, por exemplo, foi construída e erguida por mulheres empreendedoras e incríveis que merecem reconhecimento.
Para conhecer mais sobre grandes personalidades que revolucionaram o mundo da beleza, confira a matéria! Depois, conheça também os 5 melhores filmes sobre mulheres que fizeram história.
Enfrentando as adversidades da vida em um bairro pobre dos Estados Unidos, Sarah Breedlove vivia uma vida difícil. Por conta da falta de condições básicas de higiene do local, infecções a acometiam e, em decorrência disso, Sarah perdia muito cabelo. Ao perceber que isso afetava também outras mulheres negras, a jovem resolveu buscar uma solução. Então, Sarah criou o primeiro shampoo e primeira pomada para cabelos crespos e cacheados do mundo, que estimulavam o crescimento dos fios e atuavam também como protetores para a raiz dos cabelos.
Mudou seu nome para Madam CJ Walker e começou a empreender vendendo seus produtos de porta em porta. Anos depois, desenvolveu um treinamento para outras mulheres que procuram comercializar seus produtos também, inventando a profissão de consultoras de beleza. Madam CJ Walker foi considerada como a primeira mulher americana a se tornar milionária com seu próprio esforço. E ainda fez tanto sucesso, que se tornou uma série da Netflix.
Vinda da França para o Brasil em 1957, Janine Goossens se destacou como esteticista em São Paulo, quando a profissão ainda era rara no país. Depois de conhecer quem viria a ser seu companheiro de vida, montou a rede de salões de beleza Jacques & Janine, com 70 filiais espalhadas pelo Brasil.
Janine trouxe para o nosso país técnicas e produtos de maquiagem profissional que, na época, eram raridade aqui. Além de tudo, foi uma das pioneiras na realização de manuais para atendimentos estéticos, com estudos e metodologias de aplicação das técnicas.
A canadense Elizabeth Arden foi responsável por uma longa série de produtos de beleza de qualidade e acessíveis para todos. Ela ensinou mulheres a maquiarem-se, criou um empório de cosméticos e, durante a sua vida, produziu mais de trezentos produtos. Arden foi uma das únicas mulheres de sua época a ser capa da revista Time e apresentar um programa de rádio focado em estética.
Conhecida como a primeira empresária de beleza e a primeira profissional de estética do mundo, Helena Rubinstein é uma das mulheres mais importantes da área. Nascida na Polônia no fim do século XIX, começou nova a fazer seus próprios cosméticos. Começou a comercialização de seus produtos e, depois, percebeu o sucesso que faziam.
Helena abriu seu instituto de beleza, aprendeu sobre farmácia e iniciou uma grande produção e investimento em hidratantes, loções e cremes que eram formulados por ela mesma. Anos mais tarde, expandiu seu negócio para outros países, construindo seu império e se tornando uma referência no mundo da beleza.
Assim como Janine Goossens , Anne Marie Klotz veio da França para o Brasil e fez história. Há cerca de 70 anos a considerada primeira profissional de estética do país iniciou seu trabalho mesclando seu conhecimento com a sua própria forma de trabalho. Suas técnicas foram tão bem reconhecidas que, em pouco tempo, receberam o registro oficial do Ministério da Saúde.
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
7 filmes com protagonistas inspiradoras para assistir no mês das mães
Dia Internacional da Mulher: como presentear com gestos concretos
7 melhores filmes sobre mulheres que fizeram história
8 dicas para fazer o perfume durar mais na pele
Dia Internacional da Mulher: uma data para refletir sobre o que queremos