A franja cortininha é perfeita para um visual elegante e simples, mas requer alguns cuidados.
A franja é um estilo versátil capaz de transformar um look e dar um charme a mais ao visual. E a versão conhecida como cortininha, ou curtain bangs, é uma das grandes tendências de cabelo em 2025, sendo adotada por várias celebridades.
A franja cortinha consiste em deixar os fios na altura das sobrancelhas, com o parte central mais curta que o restante do cabelo, e apresenta uma série de pontos positivos.
Por que adotar a franja cortininha?
Cortar a franja é uma decisão importante, visto que é um aspecto bem notável da aparência e os fios levam um tempo para crescer. Então, busque referências, converse com um profissional e pense bem antes de fazer uma mudança.
Confira dicas para escolher a franja ideal para você nesta matéria aqui.
1. É um visual simples e chique
Se você deseja uma sofisticação discreta, então vale considerar a franja cortininha.
“A franja cortininha perfeita cria suavidade e equilíbrio ao redor da face. Você pode escolher entre uma versão mais longa com uma abertura na parte central ou mais curta emoldurando a linha da testa. O objetivo do corte é destacar todas as suas características positivas.”, explicou o cabeleireiro Xavier Velasquez à Vogue.
2. A franja ajuda a realçar algumas características
A franja cortininha é uma excelente opção para destacar o olhar e as maçãs, já que o corte enquadra perfeitamente o rosto.
3. Esse estilo destaca-se pela versatilidade
Outro ponto positivo da franja cortininha é que o corte funciona bem em todos os formatos de rosto e texturas de cabelo. Com as devidas adaptações, qualquer pessoa pode brilhar com as curtain bangs.
4. Ajuda a disfarçar falhas no cabelo
A Revista Cláudia aponta ainda que a franja cortininha ajuda a disfarçar madeixas ralas ou entradas no cabelo.
Como adotar e cuidar das curtain bangs
A franja cortininha é um corte que deve ser realizado por um profissional, pois precisa ser adaptada para o formato do seu rosto e textura de cabelo. É essencial destacar que esse estilo precisa de mais limpeza, já que os fios absorvem oleosidade, suor, maquiagem e produtos aplicados no rosto.
Além disso, as curtain bangs precisam de cuidados diários e mais idas ao salão para fazer a manutenção do corte.
- Cabelos lisos e ondulados: é interessante modelar os fios ainda molhados, Mark Townsend recomendou à Vogue secar o cabelo para baixo com uma escova plana e,em seguida, usar uma escova redonda, mantida verticalmente para puxar a franja para cima. Outra opção é secar o cabelo naturalmente.
- Cabelos cacheados: cabelos com essa textura também ficam belíssimos quando secam de forma natural, mas vale também enrolar as madeixas com os dedos ou com um difusor em temperatura fria.
- Cabelos crespos: o cabeleireiro Vernon François, ouvido pela Vogue, costuma utilizar os coques no estilo bantu knots para modelar a franja nos fios crespos, utilizando depois os dedos ou um pente garfo para fazer ajustes.
Quanto ao corte do restante do cabelo, você pode avaliar o que prefere. A franja cortininha combina bastante com diferentes comprimentos, e alguns dos estilos favoritos para combinar com as curtain bangs são o corte reto e o corte em camadas.
Reprodução/Instagram