As pessoas que têm cabelos brancos ou assumem os fios ou tentam disfarçar, mas será que esse é o único jeito?
Carol Peres | 9 de Outubro de 2024 às 15:01
Apesar de ser parte comum do envelhecimento, outras causas estão relacionadas ao aparecimento de cabelos grisalhos. Nesse sentido, é comum que pessoas jovens tenham fios brancos, especialmente aquelas que sofrem com estresse no cotidiano.
A medida mais utilizada para resolver essa situação é pintar o cabelo. Há também a opção de usar maquiagem para cabelo, o que ajuda a disfarçar as madeixas que estão grisalhas. Nesses dois casos a solução é temporária, mas será que existe uma forma de reverter o nascimento dos fios brancos?
Você também pode gostar:
O embranquecimento precoce do cabelo pode acontecer por diferentes motivos. Entre eles, destacam-se questões genéticas, doenças autoimunes, como o vitiligo, condições relacionadas à tireóide e também a deficiência de vitamina B12, segundo a médica da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Maria Cecília Rivitti Machado para o Jornal da USP.
Pesquisas também já indicaram que o estresse é um fator decisivo no embranquecimento do cabelo. Porém, para a felicidade de quem sofre com os fios grisalhos, cientistas já conseguiram evidências de que há casos em que sim, este processo pode ser revertido.
De acordo com estudo publicado na revista eLife, desenvolvido na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o cabelo pode voltar a sua cor original quando a fonte do estresse for removida. A reversão acontece com mais chance em pessoas jovens, e vale ressaltar que cabelos que já estão brancos há algum tempo possui menor probabilidade de retornar a tonalidade normal. Em suma, o cabelo pode voltar a ter pigmentação, porém isso não acontece em todos os casos.
Leia também: Qual a diferença entre base e corretivo?