Aprenda como montar um cronograma capilar adequado para os seus cabelos e garantir uma boa aparência dos fios.
Descobriu que o seu cabelo está poroso? Além de saber identificar o estado dos seus fios, é imprescindível saber como cuidar de cabelos porosos para deixar as madeixas saudáveis e bonitas.
Há erros corriqueiros que podem contribuir para deixar os cabelos porosos, por isso, é imprescindível evitar algumas atitudes como o uso de ferramentas de calor sem proteção térmica. A fim de evitar um aspecto ressecado e fios quebradiços, fazer um cronograma capilar adequado é essencial.
Como criar um cronograma capilar para cabelo poroso?
Para quem tem fios com porosidade, seguir uma rotina estruturada de cuidados é fundamental para recuperar a saúde capilar. Esse planejamento, que também é conhecido como cronograma capilar, é composto por etapas que se alternam entre hidratação, nutrição e reconstrução. Cada fase tem um papel específico: repor água, lipídios e proteínas, restaurando a estrutura interna do cabelo e favorecendo a retenção de umidade e dos nutrientes nos fios.
1. Para fios de baixa porosidade
Fios com porosidade baixa têm dificuldade em absorver umidade e por isso o ideal é utilizar cosméticos com alto poder hidratante, que são capazes de penetrar profundamente na estrutura capilar e devolver a hidratação. Opte por produtos que ajudem a manter o pH equilibrado enquanto hidratam os cabelos.
2. Para os cabelos de porosidade média
Os cabelos com porosidade intermediária conseguem absorver nutrientes, mas têm dificuldade em mantê-los por tempo suficiente para garantir a saúde das madeixas. Por isso, é essencial incluir na rotina produtos altamente nutritivos, capazes de combater o ressecamento e restaurar o brilho natural dos fios.
Além dos cuidados básicos, é interessante reforçar o tratamento com fórmulas mais potentes e que possam selar as cutículas e proporcionar um brilho intenso, melhorando o aspecto dos fios.
3. Para cabelos de alta porosidade
Fios com porosidade elevada absorvem produtos com facilidade, mas perdem rapidamente os nutrientes e a hidratação. Para reverter esse quadro, o tratamento mais indicado é a reconstrução capilar. Esse processo repõe os elementos estruturais perdidos, fortalecendo a fibra e restaurando a integridade do cabelo danificado.