Saiba quais são os primeiros sinais da calvície precoce para agir imediatamente e buscar tratamento de forma eficaz.
A calvície está entre os principais medos e preocupações dos homens e quando aqueles antes dos 30 notam entradas ou fios caindo, pode gerar algum tipo de desespero. A calvície precoce, ou alopecia androgenética de início precoce, se manifesta quando aparecem mudanças sutis na densidade, textura ou crescimento dos fios e identificar esses sinais logo no início pode fazer grande diferença na hora de realizar tratamentos para combater essa questão.
Entenda o que é a calvície precoce
A Calvície precoce é caracterizada pela perda da densidade dos cabelos antes dos 30 anos de idade, em certos casos, a mesma pode se iniciar até mesmo na adolescência. Segundo publicação da National Library of Medicine, a forma mais comum dessa condição é a alopecia androgenética, uma condição genética em que hormônios, principalmente a di-hidrotestosterona (DHT), interferem no funcionamento dos folículos capilares, levando os mesmo a produzir fios cada vez mais finos até que parem de crescer.
Outras causas que podem levar a calvície precoce
A condição pode ser desencadeada ou agravada por uma combinação de fatores, como a predisposição genética. Os hormônios também desempenham papel importante, principalmente os andrógenos e, em especial, a di-hidrotestosterona (DHT), como citamos acima.
Além disso, o estilo de vida influencia diretamente, já que o estresse crônico, a privação de sono, uma alimentação deficiente em nutrientes essenciais como ferro, zinco e vitaminas do complexo B, além do tabagismo, podem acelerar a evolução da perda capilar.
Segundo publicação do site do médico João Carlos Pereira, especialista em transplante capilar, é necessário se atentar para os primeiros sinais da calvície precoce a fim de combater o avanço da mesma de maneira bem sucedida. Alguns dos principais indicativos são:
- Afinamento dos fios, especialmente em cabelos que antes eram espessos, volumosos, e começam a apresentar textura mais fina. O principal alerta fica para a região da 'coroa', localizada no topo da cabeça.
- Linha de cabelo recuada ou entradas acentuadas, as têmporas e a linha frontal da testa podem mostrar recuo perceptível.
- Queda excessiva ao lavar ou pentear os cabelos
- Redução do volume ou densidade capilar, o cabelo parece “ralo”, há menos cobertura, e o couro cabeludo pode ficar mais visível.
- Mudança na textura ou aparência dos fios, além de ficarem mais finos, eles podem crescer mais devagar, perder brilho ou parecer mais frágeis.
Se você acha que pode estar percebendo esses sinais, marque uma consulta com um dermatologista especializado em saúde capilar! Quanto antes agir, maior a chance de combater a calvície precoce.