Cabelo molhado o dia todo faz mal? A verdade sobre o hábito comum e seus riscos

Entenda se ficar com o cabelo molhado é prejudicial para a saúde capilar e como isso pode afetar a beleza das suas madeixas.

Thyago Soares | 4 de Maio de 2025 às 12:00

Esse hábito comum pode colocar a sua saúde capilar em cheque. - EyeEm Mobile GmbH / iStock

Para muitos, deixar o cabelo secar naturalmente após o banho é parte da rotina, mesmo que ele permaneça úmido por horas. Mas será que manter os fios molhados por muito tempo pode causar algum dano à saúde capilar ou até ao organismo? A realidade é que, sim, esse hábito tão comum pode oferecer alguns riscos.

Porque deixar o cabelo molhado todo dia faz mal?

Deixar o cabelo molhado por longos períodos pode comprometer sua resistência, tornando os fios mais suscetíveis a quebras. Quando estão úmidos, os cabelos permanecem com as cutículas abertas, o que facilita danos causados por atrito com objetos como travesseiros, escovas ou até mesmo roupas. 

O couro cabeludo também pode ser prejudicado pela umidade contínua. Condições quentes e úmidas criam um ambiente propício à multiplicação de microrganismos, como fungos e bactérias, o que pode resultar em problemas como caspa e dermatite seborreica.

RELACIONADAS

17 ideias de maquiagem com batom vermelho para arrasar no look

Como se comunicar na era digital da maneira certa

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Outro deslize comum no cuidado capilar é ir para a cama com os cabelos ainda úmidos, mas isso pode ser um grande erro, uma vez que dormir com os cabelos úmidos não é benéfico para a saúde capilar.

Nessa condição, o couro cabeludo permanece abafado ao longo da noite, o que favorece o surgimento de fungos e pode comprometer a saúde dos folículos. Além disso, o contato constante com o travesseiro tende a gerar atrito, o que pode resultar em frizz, formação de pontas duplas e emaranhados difíceis de desembaraçar no dia seguinte.

Como cuidar dos cabelos e evitar problemas?

Para evitar problemas no couro cabeludo e preservar a saúde dos seus cabelos, o ideal é secar as madeixas após a lavagem, preferencialmente com secador em temperatura morna a fria e a pelo menos 15 cm de distância dos fios. Vale lembrar que ao usar o secador, é essencial contar com o uso de proteção térmica.

Se preferir o método natural, procure lavar o cabelo em horários em que ele possa secar completamente ao ar livre, sem abafamentos. Evite amarrar os fios ainda úmidos e se valha do uso de toalhas de microfibra para reduzir o frizz.

Compartilhe:
beleza cabelo cuidados com o cabelo saúde capilar cabelo molhado

AS MAIS LIDAS

Cabelos brancos aos 30? Por que isso acontece e como assumir (ou disfarçar) com estilo

Cortes de cabelo médio que afinam o rosto: 3 opções recomendadas por especialistas

Camila Pitanga critica excesso de procedimentos e revela segredo para pele firme

Cronograma capilar para cabelo poroso: como montar e o que usar