Cantora Anitta revela que pretende mudar a textura do cabelo através da transição capilar e chama a atenção de fãs nas redes.
A cantora Anitta surpreendeu o seu público ao surgir com visíveis modificações no seu rosto publicamente e admitiu ter feito procedimentos estéticos. Porém, a artista revelou que a próxima mudança que deseja fazer é em seu cabelo e detalhou sentir vontade de realizar uma transição capilar a fim de sair do liso e retornar à textura original de suas madeixas.
"Vou continuar mudando, não só a cara, meu corpo, minha personalidade, meu jeito de ser... Agora, por exemplo, decidi que vou deixar meu cabelo ficar natural. Faz 17 anos que não vejo ele enrolado, vou tentar fazer essa transição, vamos ver... E aí? Será que a gente vai precisar falar do cabelo da Anitta, que vai ficar metade enrolado, metade liso?", avisou a cantora em live na sua rede social.
O que é transição capilar?
A transição capilar é o nome dado ao processo de deixar de usar alisamentos químicos a fim de permitir que os cabelos cresçam com a curvatura natural, sejam cacheados, ondulados ou até mesmo crespos. Durante essa fase, é comum encontrar pessoas com cabelos que apresentam duas texturas diferentes: a parte alisada e a raiz natural.
Assim como Anitta, muitas pessoas vêm se reconectando com sua aparência natural e aceitando a textura natural dos cabelos. A transição capilar pode representar mais que uma mudança estética, se consagrando como um gesto de autoestima e de aceitação. Para quem se inspira na atitude da cantora, no entanto, é necessário a consciência de que o processo pode não ser fácil ou rápido.
Em entrevista ao GSHOW, o hairstylist André Withymman afirma que a transição capilar costuma durar entre 2 e 3 anos. O especialista detalha que isso se deve ao fato do crescimento natural dos fios de cabelo, que gira em torno de 1,5 centímetros por ano, mas que também pode durar menos tempo. Tudo depende de quem está realizando o processo.
Como fazer a transição capilar?
O processo pode ser desafiador, mas é possível manter os fios saudáveis e o visual bonito com alguns cuidados:
- Tenha paciência: A transição é um processo gradual e requer tempo até que boa parte do cabelo natural cresça, mas para que ela seja bem sucedida, é imprescindível evitar qualquer tipo de química e ferramentas de calor, segundo Withyman.
- Invista em tratamentos nutritivos: Hidratações frequentes e umectações com óleos vegetais ajudam a fortalecer os fios e reduzir a quebra.
- Use finalizadores adequados: Cremes de pentear e géis podem ajudar a definir a textura da raiz e disfarçar a diferença entre as duas partes.
- Se valha do uso de acessórios e penteados: Tranças, coques, turbantes e texturizações ajudam a camuflar a diferença de texturas.
- Corte gradual ou big chop? Você decide: Algumas pessoas preferem cortar aos poucos os cabelos, já outras optam por remover toda a parte alisada de uma vez só, o chamado “big chop”. Segundo André, é necessário que quem está fazendo a transição capilar esteja faça o que a fizer se sentir mais confortável, uma vez que esse processo acarreta em uma grande mudança.