Adeus cabelos brancos! Novo estudo aponta como evitar o embranquecimento dos fios

Pesquisa feita por cientistas americanos pode ter encontrado a solução para evitar, e até reverter, os cabelos brancos

Cadu Guarieiro | 26 de Abril de 2023 às 11:00

- iStock/Doucefleur

O cabelo branco é uma questão para muitas mulheres. Sendo uma marca da idade ou até mesmo do estresse, em alguns casos ocorrendo em quem nem completou os 30 anos. Ainda que certas pessoas considerem o grisalho um charme, outras têm a autoestima afetada com a aparição dos fios embranquecidos.

Leia também: Dermatologistas dão dicas de cuidado para cabelos brancos.

 

O nome deste fenômeno é canície capilar, e de acordo com o novo estudo feito por cientistas da Universidade de Nova York (NYU), ocorre em decorrência do não deslocamento das células-tronco sobre á área responsável pelo crescimento dos folículos pilosos, estrutura composta pelo bulbo e o fio de cabelo, ficando presas na base na medida em que os fios vão envelhecendo.

A pesquisa publicada na revista científica Nature focou nas células-tronco de melanócitos (McSC), presente em humanos e ratos, concluindo que as mesmas influenciam na cor da pele, e na pigmentação dos fios.

O estresse também causa cabelos brancos

Porém, não só os ciclos naturais capilares são os causadores dos cabelos brancos. Um trabalho feito em conjunto entre pesquisadores americanos e brasileiros apontou que substâncias liberadas em consequência do estresse desgastam as células responsáveis pela pigmentação dos fios.

Leia também: Confira 7 notícias do mundo da medicina.

Thiago Mattar Cunha, professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, um dos autores da pesquisa, afirmou que ao injetar substâncias capazes de provocar dor intensa em camundongos observou o embranquencimento do pelo nos roedores quatro semanas após o experimento.

Como evitar o crescimento de fios brancos?

Mayumi Ito, médica, professora do Departamento de Dermatologia Ronaldo O. Perelman, e coordenadora do estudo, afirmou que o comportamento identificado nas células-tronco de melanócitos visto nos camundongos também possa estar presente em humanos, contribuindo para a descoberta de tratamento para os cabelos brancos.
Os cientistas envolvidos estão analisando a possibilidade de manipular as células, devolvendo assim a sua capacidade de pigmentar os fios. Superando o interrupção gradual que ocorre com os ciclos de crescimento, queda e renascimento do cabelo.

Leia também

Para que serve óleo de rícino: descubra como este ingrediente pode transformar a sua beleza

Estresse emocional: saiba como lidar da infância à velhice

40 dicas para manter o bem-estar e deixar o estresse de lado

4 segredos para ter cabelo e unhas mais saudáveis

Como cuidar da pele do corpo com 8 receitas caseiras

O que causa queda de cabelo: conheça 10 motivos