O WhatsApp ganhou uma nova ferramenta de combate às fake news. Anunciado na última segunda-feira (3), o recurso adiciona uma lupa ao lado de mensagens que
O WhatsApp ganhou uma nova ferramenta de combate às fake news. Anunciado na última segunda-feira (3), o recurso adiciona uma lupa ao lado de mensagens que foram amplamente encaminhadas, sugerindo que o usuário faça uma breve pesquisa para verificar se o conteúdo é verdadeiro.
O combate à desinformação virou um tema central para o WhatsApp: sua alta popularidade o torna um dos principais canais de disseminação de informações falsas. O maior desafio fica por conta do teor anônimo e sigiloso das mensagens, que circulam de forma muito rápida.
Leia também: Por que as novas tecnologias e as fake news estão na mira da OMS?
Uma pesquisa recente do Datafolha mostra que 87% dos brasileiros são contra o rastreamento de conversas em apps de mensagens. Entretanto, 80% dos entrevistados consideram extremamente importante a punição para quem financia criação de fake news.
Como saber se uma notícia é falsa pelo WhatsApp?
Para utilizar o novo recurso de checagem de fatos do WhatsApp, o usuário deve ter a versão mais recente do app para Android, iOS ou desktop (incluindo o WhatsApp Web).
A lupa aparece ao lado de mensagens que são encaminhadas várias vezes (o próprio mensageiro faz essa seleção e marca esse tipo de mensagem com uma seta dupla), como mostra a imagem abaixo.
Ao tocar sob a lupa, o WhatsApp exibe uma mensagem perguntando se o usuário deseja pesquisar mais sobre o assunto na Internet. Ao concordar, o mensageiro carrega a página de buscas do Google com informações relacionadas ao tema em questão.
Conteúdo não registrado pelo WhatsApp
De acordo com o próprio aplicativo, o WhatsApp não tem acesso ao conteúdo da mensagem, ainda que o usuário utilize a lupa. Mas é importante ressaltar que a pesquisa é feita por meio do seu navegador (pelo celular ou PC), e pode ficar armazenada em seu histórico de navegação.