Quarenta e dois minutos. Esse foi o tempo que se passou desde que retornei de viagem de férias no exterior — e reativei meu chip brasileiro no aeroporto —
Ana Marques | 17 de Dezembro de 2021 às 10:11
Quarenta e dois minutos. Esse foi o tempo que se passou desde que retornei de viagem de férias no exterior — e reativei meu chip brasileiro no aeroporto — até que a primeira chamada de spam chegasse ao meu smartphone.
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Surpresa? De jeito nenhum! Poucos dias antes de viajar, cheguei a receber um número recorde de 16 ligações indesejadas no mesmo dia. Acredito, inclusive, que as empresas estavam com saudade de mim durante os 9 dias em que fiquei fora do país. Já virou uma relação sólida — elas me ligam mais do que qualquer familiar ou amigo, mais do que meu namorado, sem dúvidas.
Um relatório divulgado pela BBC News e realizado pelo aplicativo Truecaller, que identifica e bloqueia chamadas de spam em celulares, mostra que o Brasil é o país que mais registra ligações desse tipo no mundo inteiro. Segundo o levantamento, em média, são 32,9 chamadas de spam por usuário mensalmente.
O número é bem maior do que em outros países e evidencia o problema do país com spam. Em segundo lugar, está o Peru, e em terceiro a Ucrânia. Vale acrescentar que este é o quarto ano consecutivo em que o Brasil lidera o ranking — entretanto, em 2020, a média de ligações indesejadas por usuário no mês era de 49,9. Isto é, tivemos uma redução ano a ano. Ainda assim, a maioria dos países na lista elaborada pelo Truecaller registra média menor do que 15 ligações de spam por usuário por mês.
Por aqui, a maioria das chamadas indesejadas consideradas spam vêm de prestadoras de serviços financeiros. A categoria inclui as populares ligações de bancos, ofertas de cartão de crédito e de empréstimo, e representa um total de 44% de todas as chamadas de spam recebidas.
Há também um lugar para os vilões de verdade nesta conta. Segundo o Truecaller, 16,9% das chamadas indesejadas são “scam” (nomenclatura que corresponde às ligações que contém tentativa de golpes).
E é bom ficar atento: esse tipo de ação tende a se intensificar com o aumento de casos de vazamentos de dados no Brasil. Essa verdadeira “onda” de insegurança digital facilita a vida de criminosos oferecendo mais munição para a prática de golpes cada vez mais difíceis de serem identificados.
Para se proteger, é importante evitar passar informações como senhas, número de cartão de crédito ou outros dados confidenciais por telefone, e-mail e mensageiros. Se a ida até uma agência física não for uma opção, é mais seguro começar uma ligação do seu próprio smartphone para um canal oficial da empresa que deseja contatar.
Ciente dos problemas com chamadas de spam, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou em 2019 o cadastro Não Me Perturbe em parceria com teles e prestadoras de crédito consignados. A lista tem o objetivo de reunir clientes que não desejam receber ligações com ofertas de serviços. Empresas como Claro, Vivo e TIM fazem parte da iniciativa.
Uma nova ação que entra em vigor em 2022 é o código 0303 para ligações de grandes empresas. Com a implementação da regra, sempre que uma chamada de telemarketing vier de uma operadora de telecomunicações, você poderá identificá-la facilmente por meio deste prefixo.
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