TikTok vai limitar contas de adolescentes para maior segurança

O TikTok ficou extremamente popular entre os membros da geração Z ao longo dos últimos anos, mas agora sua base de usuários já atinge diversas outras

Ana Marques | 13 de Agosto de 2021 às 10:00

Hello I'm Nick/Unsplash -

O TikTok ficou extremamente popular entre os membros da geração Z ao longo dos últimos anos, mas agora sua base de usuários já atinge diversas outras faixas etárias. Para preservar a segurança dos mais jovens, a rede social está adotando políticas mais rígidas.

Leia também: 19 perfis do TikTok que você deve começar a seguir agora mesmo

Mensagens diretas desativadas por padrão

Adolescentes entre 16 e 17 anos que criarem a partir de agora uma conta no TikTok terão suas mensagens diretas (DMs) desativadas por padrão. Ainda será possível ativar a função nas configurações do aplicativo, mas a plataforma não encoraja essa opção.

Além disso, a rede social vai solicitar aos usuários já cadastrados que revisem suas configurações de DMs. A habilitação do download de vídeos também é desencorajado para essa faixa etária.

Vídeos privados para os mais jovens

Quem tem entre 13 e 15 anos encontrará algumas configurações mais rígidas. O TikTok manterá vídeos privados como configuração padrão. Além disso, ao postar a primeira publicação, esses adolescentes deverão escolher quem pode visualizar o conteúdo.

Usuários desta faixa etária também não terão acesso aos recursos Dueto e Costurar.

Bem-estar digital

Outra medida adotada pelo TikTok considera o conceito de Bem-estar digital, e vai propor que adolescentes exerçam hábitos mais saudáveis para o uso da rede social. Como parte do plano, as notificações são silenciadas para adolescentes com menos de 16 anos a partir das 21h. Quem tem 16 ou 17 anos terá uma hora a mais para checar os alertas: até 22h.

Segundo a empresa, há mais esforços relacionados à segurança a caminho para evitar bullying e assédio na plataforma. As ações também devem ser uma forma de ajudar adolescentes a entenderem as melhores práticas para o uso de redes sociais.

Leia também

A guerra cibernética na Ucrânia pode afetar outros países; EUA emitem alerta

Assédio no metaverso: velhos problemas migram para a realidade do futuro

Um perigo chamado Telegram

Por que o Twitter está na mira do MPF?

Das fotos de comida aos vídeos que você não pediu: o que houve com o Instagram?

Sim, a Netflix vai ganhar anúncios. Não, você não deveria se preocupar

Telegram Premium chega ao Brasil com função para transcrever áudio