Conhecido pela sua íntima relação com as dancinhas e hits virais, o TikTok está dando um passo além para embarcar de vez no mercado musical. A empresa
Redação | 11 de Março de 2022 às 10:00
Conhecido pela sua íntima relação com as dancinhas e hits virais, o TikTok está dando um passo além para embarcar de vez no mercado musical. A empresa acaba de lançar uma própria distribuidora digital, que promete “empoderar novos artistas, ajudando a lançar e construir suas carreiras”.
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A SoundOn, como foi nomeada, promete ser uma plataforma tudo em um para o gerenciamento de marketing completo durante lançamento de singles e álbuns. Por meio dela, artistas poderão aumentar sua fanbase e levar sua música ao mundo todo.
Cada distribuidora acaba contando com suas particularidades, mas a função principal desse tipo de plataforma é servir como ponte, permitindo ao artista enviar suas músicas para os diversos serviços de reprodução de música digital existentes, como Apple Music, Spotify, Deezer, entre outros.
Isso não será diferente com a SoundOn, que além do TikTok, também vai entregar música para outros serviços de streaming. E o segmento que já tem diversos concorrentes: ONErpm, CD Baby e Record Union são alguns exemplos.
Em comunicado, o TikTok afirma que a SoundOn vai pagar 100% dos royalties para os artistas no primeiro ano, e 90% a partir daí. A plataforma também promete entregar uma série de benefícios e ferramentas promocionais para ajudar a impulsionar cada lançamento.
Além disso, um dos trunfos do TikTok está incluso no pacote: sua base de criadores. Ao lançar uma música pela distribuidora própria da rede social, o artista pode contar com a comunidade da plataforma para ajudar na divulgação da canção.
A distribuidora já está operando totalmente em alguns mercados. São eles: Brasil, EUA, Reino Unido e Indonésia.