Tecnologia recria voz do falecido pai de Zico em homenagem emocionante

Em data próxima ao Dia dos Pais, o ex-jogador de futebol Zico recebeu uma surpresa emocionante: a torcida de seu pai no Maracanã. Como parte de uma ação

Ana Marques | 6 de Agosto de 2021 às 10:00

Divulgação/Mercado Livre -

Em data próxima ao Dia dos Pais, o ex-jogador de futebol Zico recebeu uma surpresa emocionante: a torcida de seu pai no Maracanã. Como parte de uma ação do Mercado Livre, a voz de seu falecido pai foi recriada por meio de Inteligência Artificial dentro do estádio.

Leia também: Inteligência artificial cria músicas inteiras, com voz e letras próprias

José Antunes Coimbra, pai do ex-atleta, morreu em 1986, e nunca pôde ver um gol do filho no Maracanã — a história fica mais interessante ao pensarmos que Zico é o maior artilheiro do estádio, com 334 gols marcados.

Segundo o ídolo do Flamengo, José ficou traumatizado com o final da Copa de 50, na qual o Brasil perdeu para o Uruguai, e nunca mais pisou no gramado do Maraca.

RELACIONADAS

Saiba onde fica a "praia mais perfeita do Brasil"

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Corte de cabelo para dar leveza: 4 ideias para deixar seus fios leves e despojados

“Ele se foi há mais de 30 anos e eu sempre falei para o meu filho que eu gostaria muito que meu pai tivesse vivido esse momento, de ver o filho fazendo um gol naquele gramado sagrado, vestindo a camisa do Flamengo”, contou Zico.

A tecnologia por trás da voz do pai de Zico

O Mercado Livre explicou que, para recriar a voz de José Antunes, a equipe da empresa brasileira Soundthinkers montou um dicionário sonoro personalizado, que constrói uma mini base de fala tendo como ponto de partida gravações existentes A técnica também utiliza materiais de apoio, com fala de timbre similar.

Um vídeo do arquivo pessoal de Zico foi aproveitado como base para o projeto, e por meio de um processo de síntese neural, o dicionário foi capaz de montar um novo texto com a fala totalmente inédita na voz de seu Antunes.

De acordo com Paulo Dytz, sócio e líder da Soundthinkers, é necessário ter material com cerca de 250 frases foneticamente ricas faladas pela pessoa para recriar uma situação como esta.

Você pode assistir ao emocionante vídeo da campanha a seguir:

Compartilhe:

AS MAIS LIDAS

Assédio no metaverso: velhos problemas migram para a realidade do futuro

Um perigo chamado Telegram

Até onde deve ir a confiança em assistentes virtuais?

Você ainda atende ligações no celular?

Racismo algorítmico: como softwares se tornam racistas

Semáforos ‘smart’ pretendem reduzir consumo de combustível em até 20%