O Instagram vem aumentando seus esforços em relação a crianças e adolescentes que usam o app. Na última semana, a rede social anunciou restrições para
Ana Marques | 19 de Março de 2021 às 10:30
O Instagram vem aumentando seus esforços em relação a crianças e adolescentes que usam o app. Na última semana, a rede social anunciou restrições para impedir que adultos enviem mensagens diretas (DMs) a menores de 18 anos que não os seguem e, agora, há novas informações sobre o desenvolvimento de uma versão “Kids”, para menores de 13 anos.
O Instagram é proibido para menores de 13 anos. Mas isso nunca ajudou muito, e a rede social tem plena consciência de que muitas crianças abaixo desta faixa etária mentem a idade para conseguir criar uma conta na rede social.
Bom, há 20 anos, quando eu cheguei na Internet (e era tudo mato), eu também usava serviços, em tese, proibidos para a minha idade. Isso não é nenhuma novidade na web em geral, especialmente agora.
A boa notícia é que o Facebook (empresa por trás do Instagram) parece estar finalmente encarando os fatos e olhando para as crianças de forma protetiva. Segundo o BuzzFeed News, Vishal Shah, VP de produto do Instagram, teria escrito uma postagem no quadro de mensagens dos funcionários anunciando o projeto:
“Estou animado em anunciar que, daqui para frente, identificamos o trabalho juvenil como uma prioridade para o Instagram e o adicionamos à nossa lista de prioridades H1. Estaremos construindo um novo pilar da juventude dentro do Grupo de Produto Comunitário para nos concentrar em duas coisas: (a) acelerar nosso trabalho de integridade e privacidade para garantir a experiência mais segura possível para adolescentes e (b) construir uma versão do Instagram que permite que menores de 13 anos usem o Instagram com segurança pela primeira vez. “
Leia também: Quem é essa gente toda no meu Telegram?
A suposta publicação também teria informado que o projeto será supervisionado por Adam Mosseri, o chefe do Instagram, e será liderado pelo vice-presidente do Facebook, Pavni Diwanji, que trabalhou no desenvolvimento do YouTube Kids e outros produtos voltados para crianças no Google.
“Temos que fazer muito aqui, mas parte da solução é criar uma versão do Instagram para jovens ou crianças onde os pais tenham transparência ou controle. É uma das coisas que estamos explorando”, disse Adam Mosseri.
Se as pessoas podem simplesmente fingir uma idade falsa na hora de criar um perfil no Instagram, como a rede social é capaz de proteger esses menores? É simples: aprendizado de máquina. A plataforma é capaz de prever a idade das pessoas com base em padrões de comportamentos, que são identificados e comparados com uma base de dados para obter um match aproximado.
Com essa mesma tecnologia, o Instagram também pretende dificultar que adultos encontrem adolescentes na aba “Explorar” e na busca. As contas de menores de 18 anos também devem parar de aparecer em “Usuários sugeridos”, e comentários de adultos em posts públicos de adolescentes devem ficar ocultos.
“O golpe tá aí”: criminosos criam domínios falsos do Registrato
Das fotos de comida aos vídeos que você não pediu: o que houve com o Instagram?
Das telinhas para a vida: TikTok ajuda a formar dançarinos, músicos e atores
O Instagram tem um plano para salvar você da “rolagem infinita”
TikTok vai limitar contas de adolescentes para maior segurança
Aplicativo do Google ensina programação de forma fácil e gratuita