No futuro, a inteligência artificial pode ajudar você a poupar dinheiro com combustível – é o que indica um projeto em desenvolvimento na Universidade do
Ana Marques | 16 de Outubro de 2020 às 10:00
No futuro, a inteligência artificial pode ajudar você a poupar dinheiro com combustível – é o que indica um projeto em desenvolvimento na Universidade do Tennessee-Chattanooga.
Apoiada pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, a universidade trabalha em um novo modelo de interseções de tráfego que visa a redução de consumo de energia.
Leia também: Cancelar corridas de Uber pode gerar multa de até R$ 20
A previsão é de que o projeto leve três anos em desenvolvimento. Por meio dele, os pesquisadores pretendem construir um sistema de controle de tráfego adaptativo dinâmico, que utilize a inovação em conectividade para tornar os corredores urbanos mais inteligentes.
“Este projeto é todo sobre conectividade. Como podemos usar a infraestrutura e os veículos conectados para melhorar os sistemas de controle de tráfego adaptativo”, afirma Mina Sartipi, Diretora do Centro de Informática Urbana e Progresso da Universidade do Tennessee-Chattanooga.
Dados de 2020 revelam que o setor de transporte foi responsável por mais de 69% do consumo de petróleo e 28% do total de emissões de gases que contribuem para o efeito estufa nos Estados Unidos.
Além disso, sinais de trânsito ineficientes contribuem para atrasos em 295 milhões de horas no trânsito, sendo responsáveis por 5 a 10 % de todos os atrasos relacionados ao trânsito.
A expectativa é de que o novo sistema também otimize o tráfego para diminuir os prejuízos ao meio ambiente.
Com informações: City News (Via The NextWeb)