Setembro é, por tradição, mês de Apple Event com lançamento de iPhone novo — mas em tempos de poucas novidades em smartphones da Apple, o que empolga
Setembro é, por tradição, mês de Apple Event com lançamento de iPhone novo — mas em tempos de poucas novidades em smartphones da Apple, o que empolga mesmo é a troca de versão sistema operacional, que chega gratuitamente também a modelos mais antigos.
Leia também: Como smartwatches e suas funções de saúde podem causar ansiedade
Portanto, se você já tem um iPhone em casa e está se perguntando quando poderá ter acesso às novidades deste ano, a resposta é: no dia 20 de setembro, próxima segunda-feira.
O iOS 15, apresentado em junho pela Apple, estava em fase de testes e já podia ser utilizado por desenvolvedores e usuários mais entusiastas, que gostam de conferir em primeira mão o que há de novo na plataforma. Na próxima semana, ele chega à sua versão estável, que é quando usuários comuns devem realizar a atualização com maior segurança.
O que há de legal no iOS 15?
Para os mais atarefados, o iOS 15 traz o novo modo Foco, que ajuda a filtrar notificações de aplicativos de acordo com o momento do seu dia. Com esse recurso, você pode selecionar serviços específicos que terão permissão para enviar alertas ou mensagens durante períodos focados — é possível deixar de lado o Instagram, por exemplo, sem perder as notificações WhatsApp, caso você o utilize para trabalho.
E por falar em notificações, toda essa área foi redesenhada para entregar avisos de forma mais confortável visualmente — você vai sentir a diferença assim que reiniciar seu iPhone com a nova versão do sistema.
Com o iOS 15, você também pode reconhecer e manipular textos em imagens. Para isso, é preciso ter um iPhone lançado de 2018 para cá.
A plataforma é capaz de reconhecer quando uma foto tem algo escrito em sete idiomas diferentes, incluindo o português. Basta tocar sobre o trecho específico para ver opções de seleção e cópia. Em seguida, você pode colar o conteúdo no bloco de notas ou dentro de uma conversa em um app mensageiro, por exemplo. Também será possível fazer buscas internas melhores e por imagens com o Spotlight.
Para conquistar usuários do Google Fotos, a Apple está aprimorando seu próprio aplicativo de imagens com mais opções no recurso de memórias (algo também semelhante ao popular recurso “Lembranças” do Facebook).
Se você usa o FaceTime e tem mais amigos que usam, poderá reproduzir músicas ou vídeos em chamadas via SharePlay.
Meu iPhone é compatível?
A seguir, confira a lista de modelos de iPhones compatíveis com o iOS 15:
- iPhone 6s
- iPhone 6s Plus
- iPhone SE (1ª geração)
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone X
- iPhone XR
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone SE (2ª geração)
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone 12 Mini
- iPhone 12
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- Nova linha iPhone 13
Para atualizar, a partir do dia 20 de setembro, você deve ir até “Ajustes”, no seu iPhone, e tocar em “Geral”. Em seguida, toque na opção “Atualização de Software”. Por fim, quando o sistema exibir a atualização do iOS 15, toque em “Transferir e Instalar”.