Você já se perguntou por que o celular esquenta? Sentir que o smartphone está mais quente, em alguns casos, como durante o carregamento ou sob o sol
Ana Marques | 9 de Outubro de 2020 às 10:00
Você já se perguntou por que o celular esquenta? Sentir que o smartphone está mais quente, em alguns casos, como durante o carregamento ou sob o sol forte, pode não significar muita coisa.
No entanto, há situações de superaquecimento que podem provocar riscos à vida útil do aparelho – e à sua saúde. Veja quais são elas a seguir.
Leia também: Conheça 6 recursos do Android 11 que vão facilitar o seu dia a dia
Em algumas situações é normal sentir um leve aquecimento ao usar o celular por muito tempo. Esse processo se dá porque o smartphone, como qualquer outro dispositivo eletrônico, movimenta energia para funcionar.
Pela física, o grau de movimento (agitação) das moléculas designa a temperatura. Quanto maior a agitação, maior é a temperatura. E o calor nada mais é do que energia térmica em movimento de um corpo mais quente para um mais frio.
Portanto, na maioria das vezes, não há nada de errado ao sentir o celular ficar quente enquanto ele está carregando ou durante um jogo, por exemplo. A preocupação deve aparecer caso a temperatura esteja tão alta que dificulte o manuseio do dispositivo.
Quando o calor é excessivo, podemos pensar em algumas razões para o superaquecimento do aparelho. A lista inclui:
Ok, o caldo entornou. Seu celular superaqueceu. E agora? A primeira recomendação é mantê-lo desligado até que a temperatura volte ao normal.
Se você estava usando o smartphone na praia, ou dentro de um carro fechado com temperatura ambiente elevada, por exemplo, espere até estar em um local mais fresco para ligar novamente o telefone.
Caso a temperatura do ambiente não seja o problema, você deverá examinar melhor as possíveis causas. Remova a capa do smartphone (se houver) e volte a usá-lo para ter certeza de que esse não é o problema.
Em certos casos, quando há problema na bateria, a tampa traseira do smartphone pode saltar. Verifique se há algo nesse sentido, e em caso positivo, procure a assistência técnica – continuar utilizando o celular após identificar defeito da bateria é perigoso, passível de explosão e danos à saúde.
Se todos os componentes externos parecerem bem o suficiente, recorra a um software de limpeza para remover possíveis aplicativos de malware que possam ter infectado o seu celular.
Outra opção é verificar nas configurações do aparelho se há algum aplicativo consumindo demais a bateria. Para isso, basta acessar “Configurações” > “Bateria” > “Uso da bateria”, no Android. No iPhone, o caminho é “Ajustes” > “Geral” > “Uso” > “Uso da bateria”.
Em alguns casos, o alto consumo pode ser indício de falha no software. Você pode optar por avisar à fabricante sobre o problema ou desinstalar o programa.