Ninguém gosta de dedo duro, certo? Demorou, mas WhatsApp está percebendo isso. Alguns recursos muito aguardados estão finalmente chegando à plataforma,
Ninguém gosta de dedo duro, certo? Demorou, mas WhatsApp está percebendo isso. Alguns recursos muito aguardados estão finalmente chegando à plataforma, como o modo invisível e a saída de grupos sem alarde.
Leia também: WhatsApp clonado: como recuperar e se proteger de golpes
Desde que se tornou o mensageiro mais popular do Brasil, o WhatsApp é comparado com outro cliente de mensagens que também fez muito sucesso por aqui: o MSN Messenger. Se você é da época em que smartphones ainda não existiam, deve lembrar que no MSN era possível conversar na surdina, sem que outras pessoas vissem que você estava ativo.
Com os smartphones, a cobrança por respostas imediatas ficou se intensificou, mas até hoje, ao entrar no WhatsApp, éramos denunciados com o status “online” sempre lá, no topo das conversas.
Agora, isso deve chegar ao fim.
Você decide quem te vê online
Na terça-feira, 9, Mark Zuckerberg anunciou que agora os usuários do WhatsApp poderão selecionar quem pode, ou não, ver quando eles estão online. O recurso está sendo liberado de forma gradual durante o mês de agosto.
A empresa diz que sabe que “ver quando amigos ou familiares estão online nos ajuda a sentir conectados uns aos outros, mas todos nós temos momentos em que gostaríamos de verificar nosso WhatsApp sem interações”. Já era tempo, né?
Saindo “de fininho” de grupos
Outra característica irritante do WhatsApp era transformar a simples saída de um grupo em algo extremamente constrangedor. Ñão sei como você encarava isso, mas para mim, era algo mais ou menos assim:
“Ei, vocês todos dessa conversa! Fulano saiu do grupo, viu? Ele saiu! Adeus!”
Afinal, era mesmo necessário avisar a todos os membros que eu estava me retirando? Cadê a discrição, meu caro mensageiro?
Mas não importa mais, porque agora esse problema também está sendo resolvido — e você já pode sair daquele grupo que criaram para o trabalho da faculdade há 5 anos.
Vale notar: o processo ainda não é 100% na surdina, já que administradores continuam a receber o aviso de que você está deixando o grupo. Mas até aí tudo bem, deixar uma festa sem se despedir do anfitrião realmente não é de bom-tom.
Sem prints, parça!
Por fim, outra configuração anunciada esta semana é o bloqueio de captura de tela (o famoso print) em mensagens de visualização única.
A ideia é que esse tipo de mensagem ganhe um nível extra de proteção com a nova opção, mas ela ainda será testada, primeiro com um grupo pequeno de participantes, então ainda não é a hora de sair enviando nada muito comprometedor por aí, viu?
E aí, o que você achou das novas opções de privacidade do WhatsApp? Se sente mais confortável para usar o mensageiro no dia a dia?