Passar muitas horas grudado em aplicativos de redes sociais pode ser sintoma de uma doença chamada nomofobia. Mas o Instagram tem um plano para ajudar
Passar muitas horas grudado em aplicativos de redes sociais pode ser sintoma de uma doença chamada nomofobia. Mas o Instagram tem um plano para ajudar usuários a fazerem uma pausa da frenética rolagem no feed.
Leia também: Como a tecnologia camufla trabalho em casa (e o que fazer para evitar)
É comum, eu sei. Ainda mais agora, com o Reels e o feed vertical infinito que ganhou popularidade a partir do TikTok. A gente começa com um vídeo bobo e quando nota já se passaram horas — horas na mesma posição, absorvendo uma quantidade absurda de informações, horas sem relaxar, alimentando inseguranças, separando você das metas que tinha que cumprir.
A vida digital tem sido cada vez mais viciante. Mas o chefe da plataforma de fotos e vídeos, Adam Mosseri, contou que está testando um novo recurso para lembrar os usuários de darem um tempo, vez ou outra. A ferramenta está disponível inicialmente apenas para um pequeno grupo de pessoas, e vai ajudar a empresa a ajustar e avaliar se ela faz sentido.
Como funciona?
Chamado de “Take a Break” (“Dê uma pausa”, em tradução livre), o recurso vai exibir avisos após alguns minutos de uso contínuo do aplicativo. Ao menos durante os testes, o tempo pode ser configurado pelo próprio usuário em opções pré-determinadas de 10, 20 ou 30 minutos.
A mensagem, como o nome da ferramenta indica, pede ao usuário que tire um tempo, dê uma pausa da rede social. É claro, você tem que exercitar seu auto controle para que tudo funciona como o esperado, porque o Instagram não vai bloquear seu uso.
O que há por trás das boas intenções do Instagram?
Você deve estar se perguntando o porquê desse recurso, já que para o Instagram — e todas as outras grandes redes sociais controladas por empresas de tecnologia —, quanto mais tempo de tela, melhor.
A verdade é que sim, essa métrica importa, mas encorajar os usuários a darem uma respirada pode evitar que ele chegue ao seu limite, o que poderia causar algo ainda pior: a fuga.
Veja bem: para o Instagram é melhor que você dê uma pausa por alguns minutos e retorne ao aplicativo depois, do que simplesmente passe tanto tempo nele a ponto de ter que desinstalá-lo por estar afetando demais a sua saúde.
É claro, é um teste, e tudo pode mudar até que a ferramenta seja liberada ao público geral — a previsão é de que isso aconteça em dezembro. Para moldar o lançamento, a plataforma vai colher feedback de usuários, e certamente vai acompanhar métricas sobre o retorno ao app, número de desinstalações, entre outros dados de comportamento.
Smartphones já têm ferramentas para ajudar a desconectar
Esse tipo de recurso já existe há um tempo. Há alguns anos se fala no conceito de “Bem-estar Digital”, e desde então, empresas como Google e Apple vêm trabalhando para oferecer alternativas para se desconectar um pouco.
A Android conta com uma série de recursos nesse sentido, permite ativar o modo Não Perturbe em horários específicos, oferece informações sobre o tempo de uso e permit até mesmo bloquear aplicativos com um timer.
Com o iOS 15, usuários de iPhone também conseguem maior controle sobre sua experiência com o celular por meio do modo Foco. É possível definir quais aplicativos podem enviar notificações enquanto você está se preparando para ir dormir, trabalhando, estudando ou apenas relaxando.
É sempre bom lembrar que se o uso de aplicativos está afetando demais a sua rotina a ponto de causar ansiedade ou outros problemas físicos e mentais, é importante procurar ajuda de um profissional da saúde.
Veja em nosso artigo algumas dicas sobre como ter um uso saudável de redes sociais.