Se você tem mais ou menos a minha idade ou é mais velho, provavelmente começou a usar o Facebook no computador antes de passar a receber suas notificações
Se você tem mais ou menos a minha idade ou é mais velho, provavelmente começou a usar o Facebook no computador antes de passar a receber suas notificações a todo segundo pelo smartphone. A rede social, que já nos acompanha por mais de uma década, vem enfrentando diversas mudanças tecnológicas e pretende se manter relevante independentemente de seu suporte, isto é, do dispositivo usado para acessá-la.
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Na verdade, a ideia é que, no futuro, você esteja imerso no Facebook — e isso deve começar com um dos mais aguardados lançamentos da empresa, seus óculos de Realidade Aumentada.
Durante uma conferência de resultados com acionistas na quinta-feira (29), Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, confirmou que a chegada dos óculos inteligentes da companhia está próxima.
O projeto é relativamente antigo — os primeiros rumores surgiram há alguns anos —, mas em 2021 a empresa vem promovendo cada vez mais o tema em eventos com a imprensa (incluindo uma sessão dedicada a jornalistas da América Latina, há poucos meses) e, bem, agora com seu próprio CEO falando a respeito do assunto.
Óculos do Facebook são a “próxima plataforma computacional”
Os próximos óculos do Facebook serão lançados em parceria com a Ray-Ban. A big tech já tem produtos como o Oculus Quest, que é um headset de Realidade Virtual protuberante que parece saído de filmes de ficção científica dos anos 90.
Mas o próximo projeto é diferente — ele deve parecer mais convencional e, definitivamente, deve ser mais confortável para o uso prolongado.
“Estamos vendo casos e usos convincentes de outras formas de entretenimento, assim como no trabalho, criatividade e fitness. Indo adiante, o próximo produto lançado serão os nossos óculos inteligentes da Ray-Ban em parceria com a EssilorLuxottica. Os óculos têm a sua forma icônica e deixarão vocês fazerem coisas bem legais”, disse Zuckerberg a acionistas.
“Brincando” com Realidade Aumentada
Você pode até não ter reparado, mas o Facebook já brinca com Realidade Aumentada diante dos nossos olhos, com os filtros de aplicativos como o Instagram. Por trás dessa imensa variedade de efeitos que divertem bilhões de usuários, há uma plataforma e profissionais sendo capacitados para o futuro da computação.
A ideia é que muito do que vemos hoje, com filtros e recursos semelhantes, se torne algo intrínseco ao nosso dia a dia — sendo usado para compras, em esportes, de forma mais ampla em games, na telemedicina, no entretenimento e muito mais.
Quando tudo isso chega? Ainda é um mistério. Mas meu palpite é que pode estar mais perto do que você imagina.