O Spotify ataca novamente. O serviço de streaming lançou uma nova brincadeira, chamada “Só você”, que informa aos usuários algumas estatísticas peculiares
O Spotify ataca novamente. O serviço de streaming lançou uma nova brincadeira, chamada “Só você”, que informa aos usuários algumas estatísticas peculiares sobre seu modo de ouvir música e podcasts.
Por exemplo: aparentemente só eu ouço Billie Eilish imediatamente após ouvir Enya. E é a “minha cara” misturar o gênero Emo com músicas relaxantes ao longo do dia.
Leia também: Os números de likes estão de volta ao Instagram (se você os quiser)
Em uma jogada de marketing genial, a empresa une dois assuntos com alto potencial viral nas redes: gosto musical e mapa astral – todo mundo quer compartilhar qual artista é seu Sol, ainda que possam discordar um pouco da escolha para a Lua ou ascendente.
E essa é só mais uma cartada do Spotify para cativar usuários frequentes. A plataforma já fazia os compilados anuais para reunir artistas mais ouvidos, o que tem sido um sucesso há alguns anos.
Mas há duas grandes sacadas nisso tudo: a primeira é que para ter dados legais para compartilhar, e da forma mais fiel possível, você precisa usar o serviço com frequência: ao trabalhar, ao arrumar a casa, em uma social com amigos, ao se deslocar pela cidade…
Você precisa ensinar ao Spotify o que você gosta de ouvir, quais são as músicas e estilos que representam a sua personalidade. Dessa forma, a empresa também alimenta seus algoritmos para sempre oferecer o que você tem mais chances de aceitar, criando um vínculo forte.
A segunda sacada é que você não pode compartilhar a sua conta individual, para não misturar gostos. E eu parei para refletir sobre isso após uma conversa com meu namorado esta semana – ele é fã de New Metal, Punk Rock e gêneros afins. Mas teve o lapso de esquecer seu Spotify conectado à Alexa da casa, até que a mãe acabou ouvindo músicas com a conta dele. Já viu, né? Sol em Bring Me The Horizon e Lua em Barões da Pisadinha.
Com isso, o Spotify, que aumentou o preço de sua assinatura recentemente, consegue ter mais atrativos do que apenas o conteúdo em si, oferecendo mais motivos para que você permaneça fiel à plataforma.
Afinal, deve ser um pouco triste assinar o Apple Music e não poder compartilhar essas estatísticas peculiares com ninguém, né?
Como fazer o Mapa Astral do Spotify
Se você não vê a hora de saber quais astros regem seu perfil, é simples. Basta entrar no aplicativo do Spotify (para Android ou iOS), e tocar sobre a opção “Descubra o que te toca”, que aparece na tela inicial do app, em um banner amarelo.
A partir daí, a plataforma mostra diversos cards em forma de Stories que falam dados curiosos sobre sua personalidade musical. Você pode compartilhar cada um deles tocando em “Compartilhar este Story”.