Máscaras vieram para ficar? Algumas empresas de tecnologia acreditam que sim

Enquanto algumas pessoas não veem a hora de tirar a máscara e declarar o fim da pandemia, empresas de tecnologia apostam que essa moda veio para ficar.

Ana Marques | 23 de Julho de 2021 às 10:00

Divulgação/LG -

Enquanto algumas pessoas não veem a hora de tirar a máscara e declarar o fim da pandemia, empresas de tecnologia apostam que essa moda veio para ficar.

Para além da Covid-19, existem diversos outros fatores que tornam o uso de máscaras conveniente no dia a dia, como a poluição ou mesmo as condições de umidade em determinadas regiões.

Leia também: Posso parar de usar máscara depois de me vacinar?

Pensando nisso, a LG anunciou o seu purificador de ar vestível, que além de remover grande parte das impurezas, conta com um ajuste em usabilidade: microfones.

Uma das principais dificuldades do uso de máscara em sociedade é o fato de o equipamento de segurança acaba abafando a voz do usuário, tornando diálogos algo cansativo e até mesmo constrangedor, a depender da situação.

Por isso, o PuriCare da LG, que começa a ser vendido na Tailândia no próximo mês, traz a tecnologia VoiceON, que reconhece a fala do usuário e amplifica sua voz pelo alto-falante integrado.

A ideia não é exatamente nova, vale lembrar que a Razr já havia lançado uma máscara que protege contra Covid-19 e tem um visual futurista, com microfone, RGB e tudo mais. Essa versão do PuriCare inclui diversas melhorias em relação ao produto anunciado anteriormente em fase beta, como um “motor menor, mais leve e eficiente”, segundo a fabricante.

Protege contra Covid-19?

A LG não chega a afirmar que sua máscara protege contra o novo coronavírus, então, apesar de o produto contar com um filtro de impurezas, não há dados para atestar sua eficácia. Ainda assim, a companhia disse que o PuriCare foi usado por 120 atletas, treinadores e funcionários tailandeses quando partiram do Aeroporto Suvannabhumi de Bangkok para os jogos de verão em Tóquio.

Lançamento da PuriCare (Imagem: Divulgação/LG)

E o conforto?

É claro, para funcionar, o gadget precisa de uma bateria, o que pode despertar a dúvida: o quão pesada é essa máscara, afinal?

Bem, a empresa sul-coreana diz que o equipamento é confortável o suficiente para ser utilizado por até oito horas seguidas. Não à toa é indicada para atletas.

PuriCare pode ser usada por atletas (Imagem: Divulgação/LG)

Segundo as especificações do produto, com uma bateria de 1000 mAh, ele pesa 94 gramas. O carregamento é feito via USB, e leva em torno de duas horas.

A LG afirma que o PuriCare pode ser levado a outros mercados, o que está sujeito à aprovação dos órgãos reguladores locais.

Leia também

“O golpe tá aí”: criminosos criam domínios falsos do Registrato

Em breve, a Apple deixará desbloquear o iPhone com Face ID usando máscara

Um perigo chamado Telegram

Afinal, uma inteligência artificial pode ganhar vida própria?

Fones de ouvido da Apple fazem mal à saúde? O governo quer saber