A maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Eletronics Show (CES), se despede da edição 2020 nesta sexta-feira (10), em Las Vegas, nos Estados
Ana Marques | 10 de Janeiro de 2020 às 10:00
A maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Eletronics Show (CES), se despede da edição 2020 nesta sexta-feira (10), em Las Vegas, nos Estados Unidos, mas deixa um “gostinho de quero mais” em todos os apaixonados pelo universo tecnológico – e também nos fãs de ficção científica.
Conhecida internacionalmente por trazer o que há de mais inovador e revolucionário no campo da inteligência artificial, mobilidade urbana, ciência e saúde, a CES deste ano nos aproximou ainda mais de produtos e situações já previstas em filmes e séries futuristas, como Black Mirror, Matrix, Avatar e Star Wars.
Casa inteligente: como a tecnologia vai mudar a sua vida na próxima década
É claro que muitas dessas engenhocas não chegarão ao mercado para que nós, consumidores finais, aproveitemos tais facilidades (e bizarrices) tão cedo. Mas, como sonhar não faz mal a ninguém, fizemos uma seleção com os projetos e tecnologias que parecem ter saído direto de uma produção da Netflix (ou de uma galáxia muito distante).
Acompanhe os destaques da CES 2020 na galeria a seguir.
BB-8, é você? A Samsung encantou o mundo inteiro ao apresentar o robô mais fofo de toda a CES 2020. O Ballie é um assistente pessoal em formato de bola, assim como o simpático personagem de Star Wars, e tem o propósito de acompanhar seu dono por toda a casa, fazendo sugestões de atividades relevantes para cada momento do seu dia, e acionando outros dispositivos inteligentes.
O vídeo de divulgação do dispositivo mostra alguns exemplos da tecnologia em ação. Pela manhã, o Ballie pode se conectar ao sistema das cortinas para abri-las, deixando o sol entrar no quarto. Ele também seria capaz de registrar momentos interessantes em casa, e enviá-los para o seu smartphone enquanto você está fora.
Essa espécie de “drone gigante” é, na verdade, o que mais temos próximo a um carro voador em 2020 – e só quem assistiu aos Jetsons sabe o quão nostálgico é sonhar com um desses. Fruto da parceria entre Hyundai e Uber, o táxi aéreo S-A1 comporta quatro passageiros e um piloto e tem a promessa de ser seguro e silencioso.
As empresas também anunciaram o projeto de uma futura rede de compartilhamento de viagens aéreas e os “hubs”, que seriam uma espécie de heliponto para conectar os carros voadores às cidades. Será que viveremos algo parecido com "O Quinto Elemento"?
Um verdadeiro show de design, assim como a parte gráfica do filme de James Cameron, o Vision AVTR é um carro de luxo sustentável. Ele promete uma integração com o condutor em um processo parecido com uma simbiose, que permite responder aos batimentos cardíacos e até a respiração do usuário.
Esse carro da Mercedes-Benz é elétrico, com baterias baseadas em grafeno, e contam com assentos de fibra de Karuun, uma palmeira da Indonésia. O revestimento é feito com garrafas plásticas recicladas.
Os fãs de Black Mirror devem se lembrar bem de alguns episódios que relatam a experiência com softwares que imitam humanos e são capazes de mostrar emoções. Em “Be Right Back”, a personagem principal é tomada pela dor do luto ao perder o namorado Ash, e resolve direcionar seu amor para uma réplica de seu amado baseada em um software de inteligência artificial.
Parece que essa realidade não está tão distante, agora que a Star Labs, uma subsidiária da Samsung, resolveu revelar seu projeto Neon de “humanos artificiais”. De acordo com a companhia, “Neons são mais parecidos conosco – seres vivos independentes, mas virtuais, que podem mostrar emoções e aprender com experiências”.
Os celulares com tela flexível foram febre no último ano, mas ainda tiveram espaço na CES 2020. A TCL mostrou seu protótipo de smartphone dobrável com tela de 7,2 polegadas (quando aberto) e sem um visor externo. Basicamente um tablet que dobra!
Mas o conceito em “flip”, já utilizado pela Motorola no novo RAZR, é esperado para o Galaxy Fold 2, novo dobrável da Samsung que teria sido apresentado a poucas pessoas em uma reunião secreta durante a feira. No primeiro episódio da quinta temporada de Black Mirror, “Striking Vipers”, vemos um dos protagonistas utilizando um dobrável nesse estilo. Você notou?
A Toyota apresentou um protótipo de cidade inteligente durante a CES 2020. Baseada no conceito de Internet das Coisas (IoT), a cidade seria totalmente conectada, permitindo a expansão e integração da atuação de robôs e softwares de inteligência artificial. Quem assistiu à trilogia Matrix, um dos grandes clássicos de ficção científica do cinema, deve lembrar do apocalipse que aconteceu após o domínio total das máquinas. As coisas também ficaram caóticas em Blade Runner... Tem alguém com medo aí?