Falta pouco para o ano de 2021 terminar, e o Google já liberou sua tradicional lista com as maiores tendências de busca em sua ferramenta de pesquisa no
Ana Marques | 10 de Dezembro de 2021 às 10:00
Falta pouco para o ano de 2021 terminar, e o Google já liberou sua tradicional lista com as maiores tendências de busca em sua ferramenta de pesquisa no Brasil e no mundo.
Leia também: Google testa projeto 3D para reuniões virtuais mais confortáveis
O compilado do segundo ano de pandemia ainda conta com reflexos da Covid-19, especialmente com dúvidas sobre a tão esperada vacina. Mas também inclui outros assuntos muito comentados no país nos últimos meses, como a cantora Marília Mendonça, que nos deixou após um trágico acidente de avião, e o Palmeiras, que acaba de ser campeão da Libertadores.
O relatório do Google mostra a manutenção do forte interesse do brasileiro por futebol, com termos como Eurocopa e Brasileirão também no Top 5 de buscas gerais. Entre os acontecimentos do ano também há espaço para esportes com as Olimpíadas 2021.
Uma “guerra” entre a geração Z e os millennials foi travada este ano, e um termo que tirou a Gen Y do sério foi o “cringe”. Muita gente correu até o Google para entender o que diabos era essa nova “ofensa”, se é que podemos chamar assim. A verdade é que depois de descobrir o significado, algumas pessoas apenas abraçaram seu próprio jeito cringe de ser.
Mas se tem uma coisa pior do que ser cringe é ser emocionado. Por isso o brasileiro se dedicou horas e horas na busca de como ser mais frio. A pergunta “como ser uma pessoa fria?” foi a mais feita na categoria “Como ser”.
Fatos tecnológicos tiveram alto impacto sobre a vida dos brasileiros em 2021. No início do ano, o WhatsApp anunciou uma mudança nos termos de privacidade que assustou bastante gente. Não à toa, houve uma grande migração para o Telegram na época.
Recentemente, o mensageiro da Meta (ex-Facebook), que é o mais popular do país, ficou fora do ar por mais de 6 horas, afetando diversos usuários que dependem do serviço para seu próprio sustento. Diante de tudo isso, os brasileiros tiveram diversos motivos para fazer a pergunta que está no Top 5 “O que” do Google: “O que aconteceu com o WhatsApp?”
O aplicativo apareceu ainda como objeto de outra pergunta: “como fazer backup no WhatsApp?”.
Ainda no campo da tecnologia, mas desta vez relacionado às finanças, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, aparece entre os assuntos mais buscados com a questão “como fazer um Pix”. Essa dúvida foi a terceira mais buscada na categoria de “Como fazer”, atrás apenas de “Como fazer horta em casa” e “Como fazer brinquedos para gatos” — aparentemente os bichanos se divertiram bastante em 2021.
A seguir, confira a lista completa de maiores tendências de buscas do Brasil em 2021:
Acontecimentos
Buscas do ano
O que
Como fazer
Como ser
Filmes
Música (letra)
Programas de TV
Mortes
Personalidades
Quanto custa
“O golpe tá aí”: criminosos criam domínios falsos do Registrato
Em breve, a Apple deixará desbloquear o iPhone com Face ID usando máscara
Smartphone sem câmera? Tudo em nome da privacidade
O WhatsApp está ficando mais discreto. Finalmente!
Apple mergulha no segmento financeiro com “crediário gourmet”
Golpe do Pix via SMS usa as mesmas táticas de sempre para enganar usuários