O Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) conta com uma plataforma online chamada Conecte SUS que permite realizar diversos procedimentos pela internet.
O Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) conta com uma plataforma online chamada Conecte SUS que permite realizar diversos procedimentos pela internet.
Com ela, o cidadão consegue marcar consultas, obter resultado de exames e certificados de vacinação, entre outras opções que facilitam a integração de informações.
Desse modo, além de maior conveniência um profissional de saúde pode recuperar o histórico do paciente e prestar um melhor atendimento.
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Como usar o Conecte SUS
O Conecte SUS está disponível na web por meio do endereço https://conectesus-paciente.saude.gov.br/ ou pelo aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS).
O cidadão deve fazer o login com a sua conta gov.br (a mesma utilizada para entrar em outros serviços do governo, como INSS e carteira de trabalho digital), utilizando o CPF e a senha cadastrada.
*Durante os meus testes com o serviço, encontrei uma experiência melhor de navegação pelos aplicativos para celular.
Quais procedimentos posso realizar no Conecte SUS?
1. Visualizar cartão SUS
Para visualizar o cartão SUS, basta tocar sobre o ícone do cartão na tela inicial do app. Além de exibir o número, você pode ainda tocar sobre o ícone de QR Code para exibi-lo.
2. Calendário de vacinação
Tocando em “Calendário”, é possível ver quais são as vacinas indicadas por período de idade ou condição: crianças, adolescentes, adultos, gestantes ou idosos.
3. Agendamentos
O app também permite que você agende consultas e veja sua situação em filas de espera. No entanto, você deve estar registrado em uma equipe de saúde de Atenção Básica para realizar agendamentos (o que deve ser feito presencialmente).
4. Medicamentos
Se você costuma receber medicamentos do SUS, é possível consultar o histórico do que foi recebido pelo app, na aba “Medicamentos”.
5. Consultar hospitais, postos e outros serviços de saúde próximos
Pela seção “Serviços de saúde”, o app mostra estabelecimentos de saúde próximos, com base na sua localização atual. Para funcionar, o recurso requer a permissão para usar o GPS do seu smartphone.
6. Exames
O aplicativo também conta com uma área para o histórico e resultados de exames realizados. Até o momento, ela só inclui os testes para a COVID-19, mas o plano é que no futuro outros tipos de exame também entrem no sistema.
7. Histórico de atendimento, medicamentos e vacinas
A aba histórico, que exibe os resultados de exame, também conta com registro de atendimentos, medicamentos e vacinas. Atualmente, para muitas pessoas o histórico de vacinas ainda não está disponível, mas uma mensagem no app afirma que haverá uma atualização para integrar esses dados posteriormente.
Com informações: Governo Federal