Com a flexibilização das medidas de distanciamento social, o comprovante de vacinação contra a Covid-19 tem sido constantemente exigido em algumas regiões
Ana Marques | 15 de Outubro de 2021 às 10:00
Com a flexibilização das medidas de distanciamento social, o comprovante de vacinação contra a Covid-19 tem sido constantemente exigido em algumas regiões do Brasil. Com ele, indivíduos com o esquema vacinal em dia podem ter acesso a cinemas, shows e outros eventos restritos a vacinados.
Leia também: 10 mitos sobre a vacina da Covid-19 em que você não deveria acreditar
Para maior comodidade, você não precisa ficar andando por aí com o papel recebido no ato de vacinação (ou com a sua caderneta física de vacinas debaixo do braço). O aplicativo Conecte SUS, que reúne suas informações de saúde registradas pelo governo, permite ao cidadão comprovar o recebimento da vacina contra Covid-19.
Para obter o certificado com QR Code de autenticação, é necessário que o indivíduo tenha completado o esquema básico de vacinas. Isto é, ele precisa ter recebido a 1ª e a 2ª dose (ou dose única, quando for o caso) das vacinas AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou Janssen.
O Conecte SUS não emite o certificado específico de vacina autenticado apenas para a primeira dose de vacina contra Covid-19 (quando o esquema prevê mais de uma dose). Neste caso, se o estabelecimento aceitar indivíduos com apenas uma dose — como pessoas que ainda não se vacinaram inteiramente devido ao cronograma do governo — é possível obter a carteira de vacinação autenticada com QR Code. Nela, vão constar todas as doses de vacina registradas.
Para obtê-la, faça o seguinte:
Em breve, a Apple deixará desbloquear o iPhone com Face ID usando máscara
Celular por assinatura vale a pena? Sim — nestes casos
WhatsApp Pay: como usar o mensageiro para enviar dinheiro?
Pagamento por aproximação cresce no Brasil; a tecnologia é segura?
Como usar o celular para dormir melhor
A internet está passando por uma revolução interestelar