O apagão cibernético abalou aeroportos do mundo todo. Saiba o que fazer se seu voo for cancelado e não seja pego de surpresa!
O mundo foi pego de surpresa nesta terça (19) por um apagão cibernético global que afetou hospitais, bancos e aeroportos em todo o globo. Apesar da Microsoft, tida como responsável pela falha junto da empresa de segurança CrowdStrike, afirmar que está tentando resolver o problema, indivíduos de várias nações já sofrem com o impacto do apagão, especialmente pessoas com voos agendados para essa sexta.
Portanto, entenda como a situação afeta o Brasil e veja o que fazer caso seu vôo seja alterado.
O que dizem as companhias aéreas?
O Ministério de Portos e Aeroportos foi consultado pela CNN Brasil e afirmou que, até o momento, não foram registrados problemas nos aeroportos do Brasil. No entanto, alguns voos podem sofrer atrasos, o que varia de acordo com a empresa aérea.
A Azul Linhas Aéreas declarou à CNN que o sistema de gestão de reservas foi afetado, atrasando alguns voos. Nesse caso, a empresa orienta quem tem uma viagem agendada para hoje e que ainda não tenha feito o check-in a chegar com antecedência no aeroporto de embarque para buscar informações no balcão de atendimento da companhia.
A GOL Linhas Aéreas não teve registro de problemas nas suas operações e sistemas, e no caso da Latam, não houveram impactos na empresa, mas a companhia informou sobre a possibilidade de também ter voos atrasados. É essencial verificar o status do voo com antecedência.
Aeroportos do mundo todo foram impactados
Apesar das empresas aéreas estarem funcionando bem no Brasil, a situação está diferente em outros países. Assim, conexões, chegadas e partidas internacionais podem ser afetadas devido aos problemas registrados em outros aeroportos.
Companhias dos Estados Unidos, como Delta, United e American Airlines precisaram suspender voos no início da manhã por problemas de comunicação. A Europa também não ficou de fora da lista de locais abalados, e aeroportos na Alemanha, Países Baixos, Espanha, França, Irlanda e Suíça também tiveram questões similares em suas operações.
A Ásia também sentiu efeitos do apagão global, Hong Kong teve falhas na comunicação e as companhias indianas IndiGo, SpiceJet e Akasa Air também registraram problemas. Já no aeroporto de Sydney, na Austrália, formaram-se filas extensas em decorrência da situação.
O que fazer se seu voo for cancelado
Os representantes das empresas nos balcões de atendimentos saberão te orientar de forma mais clara no caso de atrasos e cancelamentos, já que cada companhia aérea funciona de uma maneira. Mas, segundo o jornal O Globo, o passageiro tem garantia de alguns direitos:
1. Informação antecipada sobre o cancelamento do voo nos canais de atendimento;
2. Ter prioridade no próximo embarque da empresa com o mesmo destino;
3. Ser direcionado sem custos à outra companhia;
4. Se o atraso for superior a duas horas, a empresa deve prestar assistência ao consumidos, fornecendo lanches e garantido o acesso a meios de comunicação;
5. A empresa deve também ressarcir ou abater proporcionalmente no caso de acontecer danos materiais devido ao atraso, como perdas de passeios ou diárias;
6. Despesas de passar a noite em cidade fora de seu domicílio ou de retorno para sua residência devem ser pagas pela empresa.
É necessário que o cliente guarde comprovantes de gastos que possam acontecer por conta do atraso. E caso não consiga resolver os problemas de cancelamento ou atraso com a companhia aérea, o passageiro deve procurar o órgão de defesa do consumidor de sua cidade. A orientação é do Procon de São Paulo ao Jornal O Globo.
De qualquer forma, é de extrema importância acompanhar as notícias e ficar atento às próximas atualizações.
Fontes: CNN Brasil, Correio Braziliense e O Globo.